5 Problemas fiscais que você DEVE evitar

5 Problemas Fiscais Mais Comuns Em Empresas E Como Evitá Los - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Sumário

Os 5 problemas fiscais mais comuns e como evitá-los

Navegue através dos problemas fiscais e aprenda como fugir de forma correta para o bem da sua empresa.

Os problemas fiscais são situações que acabam afetando diversas empresas, e isso acontece por uma série de fatores. Desde a má interpretação das leis, até erros na hora de preencher documentos, podem ocasionar situações desagradáveis para seu negócio.

Neste artigo, mostraremos os 5 problemas fiscais mais comuns e ensinaremos como evitá-los. Confira!

Quais são os problemas fiscais mais comuns?

A seguir, você verá quais os problemas fiscais que mais ocorrem nas empresas, além de dicas para fugir deles: 

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

1. Erros no preenchimento das declarações

Um dos problemas fiscais mais comuns em empresas é o erro no preenchimento das declarações exigidas pelos órgãos fiscais. Esses equívocos podem ocorrer por falta de conhecimento, de atenção ou de atualização das normas tributárias. 

As consequências podem ser multas, juros, correções e até mesmo a retenção de impostos na fonte.

Para evitar esse problema, é importante utilizar sistemas informatizados que facilitem o preenchimento e a conferência dos dados, bem como a emissão de documentos fiscais. 

2. Falta de planejamento tributário

Outro problema fiscal comum em empresas é a falta de planejamento tributário. Muitas empresas pagam mais impostos do que deveriam por desconhecerem as possibilidades de enquadramento, de incentivos fiscais, de créditos tributários, entre outras alternativas.

Para evitar esse problema, é fundamental que as empresas realizem um planejamento tributário anual. Desse modo, é possível analisar a situação fiscal da empresa, o ramo de atividade faturamento, entre outros fatores. 

3. Atraso no pagamento dos impostos

Um terceiro problema fiscal comum em empresas é o atraso no pagamento dos impostos. Isso pode ser ocasionado por falta de organização, fluxo de caixa ou de priorização.

O atraso no pagamento dos impostos gera multas, juros, correções monetárias e até mesmo a inscrição da empresa na dívida ativa. Dessa forma, a reputação, capacidade de crédito e a continuidade no mercado, acabam ficando comprometidas

Esse problema pode ser evitado através de um controle rigoroso de suas obrigações fiscais. Para isso, é importante ter um calendário de vencimento, orçamento adequado e uma reserva financeira para eventuais imprevistos.

Além disso, é recomendável que as empresas optem pelo pagamento dos impostos por meio de débito automático ou de parcelamento. 

4. Sonegação fiscal

Outro embaraço fiscal bem comum é a sonegação fiscal.

Resumidamente, a sonegação fiscal consiste na omissão ou falsificação de informações para reduzir ou evitar o pagamento de impostos. Ela é um crime, que pode acarretar em multas, sanções administrativas e até a prisão dos responsáveis. 

Além disso, a sonegação fiscal prejudica a arrecadação do Estado, que deixa de investir em áreas essenciais, como saúde, educação e segurança.

Para evitar esse problema, é indispensável que as empresas tenham uma conduta ética e transparente, que respeitem as normas tributárias e que declarem corretamente os seus rendimentos, as suas despesas e as suas operações. 

Além do mais, é aconselhável que as empresas participem de programas de regularização fiscal. Desse modo, algumas condições especiais para quitação dos débitos são obtidas. 

5. Falta de acompanhamento das mudanças na legislação

Por fim, mais um problema comum é a falta de acompanhamento das mudanças na legislação. O Brasil tem um sistema tributário complexo, que tem mudanças frequentes e isso pode prejudicar, ou até mesmo beneficiar uma empresa.

Portanto, não acompanhar essas mudanças pode levar as empresas a cometer erros e perderem oportunidades excelentes.

Para evitar esse problema, é imprescindível que as empresas estejam sempre atentas às novidades na legislação. Você pode consultar fontes confiáveis e manter um diálogo constante com o seu contador ou consultoria fiscal.

Dessa forma, você e sua empresa sempre estarão atualizados sobre as mudanças na legislação e os impactos na gestão fiscal.

Evitar problemas é essencial para a saúde de sua clínica

Compreender o que foi reportado nesse artigo, é essencial para a saúde financeira de seu negócio. Lembre-se que problemas podem ocasionar em erros, descontrole e até transformar o seu sonho de empreendedorismo em pesadelo.

Para te ajudar, é você pode confiar em uma gestão contábil, assim, os problemas serão evitados.

Confira também: 

Conte com a Planrec para te ajudar!

“Todo mundo tem problemas, poucos têm garra para superar”. Aqui na Planrec Gestão Tributária, nossos especialistas são capacitados para solucionar os seus problemas de forma simples e rápida.

Sendo assim, não perca tempo e nos contate agora mesmo para descomplicar a sua gestão fiscal e financeira!

EVITE PROBLEMAS FISCAIS COM A NOSSA AJUDA!

Classifique nosso post
Recupere Seus Impostos Nexxo Consultoria Empresarial.jpg - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Recuperar Icms St De Forma Efetiva! (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Recuperar ICMS-ST: como funciona esse processo?

Saiba como recuperar ICMS-ST de forma efetiva Garanta conformidade fiscal em sua rotina. Saiba como funciona e o que é preciso para recuperar ICMS-ST para mercados! Você sabia que é possível recuperar ICMS-ST em seu mercado, de maneira simples e

Reduza Seu Imposto De Renda. Descubra Os Fatores Que Podem Aumentar Suas Deduções. - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Dedução no IRPF: saiba como aumentar seus benefícios fiscais.

Fatores que aumentam a dedução no IRPF Descubra estratégias eficazes para aumentar as deduções no Imposto de Renda Pessoa Física e garantir uma economia significativa. O Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é uma das principais obrigações tributárias dos brasileiros,

Veja Como Recuperar Irpj Empresárial - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Como recuperar IRPJ: Tudo o que você precisa saber

Como recuperar IRPJ? O guia completo Descubra as vantagens de recuperar o IRPJ, além de entender como você pode fazer isso de forma eficiente Se você busca como recuperar IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica), está no lugar certo. 

Recomendado só para você
Precificação de medicamentos: Como fazer de forma inteligente e lucrativa…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top