e-CredAc: como sua empresa de autopeças pode ser beneficiada
O e-CredAc é um sistema existente apenas no Estado de São Paulo e tem o objetivo de beneficiar os empreendedores que possuem uma empresa e precisam de um valor para quitar dívidas ou para investir.
Embora pareça simples solicitar os valores, é importante acessar o site oficial do Governo do Estado e seguir as orientações do sistema. Além disso, é importante avaliar se há valores disponíveis para retirada e para qual finalidade podem ser destinados.
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Se você possui uma empresa de autopeças e está precisando de recursos financeiros, o e-CredAc é uma ótima opção.
Trata-se de um sistema da Secretaria da Fazenda de São Paulo, desenvolvido especialmente para restituição de créditos do ICMS.
Para ter direito à restituição, é preciso estar em dia com as informações cadastrais e acessar o sistema para solicitar a retirada dos créditos.
O valor pode ser usado para os mais diversos fins, desde que sejam voltados para o crescimento do seu negócio.
Portanto, se você quer transformar o seu saldo credor em fluxo de caixa na sua empresa, basta ficar atento à legislação local.
A movimentação de valores obedece à legislação, especialmente definida no artigo 71 do RICMS/SP.
Para formação desse valor, toda a movimentação financeira da empresa é acompanhada.
Ou seja, a venda de mercadorias geram débito de ICMS, enquanto que as compras geram créditos.
Portanto, esses débitos e créditos são confrontados e a apuração mensal avalia a soma de tudo.
Dessa forma, é definido se o empresário possui saldo ou débito. Quando há saldo acumulado, é possível solicitar os valores.
O limite para solicitação de retirada é de até R$ 27.610.000, definido até o ano de 2020.
Ademais, a liberação é feita por meio da autorização da Portaria CAT 26/2010. Fique por dentro de outras informações lendo o texto abaixo.
e-CredAc: como sua empresa pode usar o crédito
Uma das grandes vantagens do e-CredAc é a possibilidade de usar o saldo credor para variados fins.
É importante que o empresário conheça quais são as liberações e comece a se programar.
Pois, muito mais que saber sobre a liberação do valor, é importante saber como esse crédito pode ser usado para trazer benefícios para o seu negócio.
Sendo assim, vamos começar conhecendo as principais liberações legais para o uso do dinheiro:
- Aquisição de matéria-prima ou demais produtos essenciais para execução da atividade principal, desde que sejam fornecedores de São Paulo;
- Compra de máquinas e equipamentos, além de aparelhos que integram o ativo imobilizado da empresa;
- Novas compras de caminhão, chassi com motor, combustível para empresas que desenvolvem atividades no segmento de transporte de cargas variadas;
- Restituição de imposto pago sobre importações, especificamente o ICMS;
- Pagamento de débitos de ICMS;
- Transferência de crédito para uma empresa interdependente ou não, desde que o Secretário da Fazenda autorize.
Diante das variadas possibilidades de uso do saldo credor do e-CredAc, é importante ter um planejamento de investimentos.
Essa ação vai evitar que você gaste mais dinheiro do que deve, ou mesmo investir onde não é prioridade.
Lembre-se que uma empresa não pode ter dívidas, portanto, se essa é a sua realidade atual, a primeira dica é quitá-las.
Se elas forem do ICMS, mais um motivo para manter suas contas em dia, pois você poderá usar o saldo credor para quitá-las.
Mas se você não tem dívidas, é importante elaborar um planejamento, analisando quais as maiores necessidades da sua empresa.
Veja o que, de fato, é prioridade para desenvolver suas atividades com maior tranquilidade ou, quem sabe, investir no crescimento do seu negócio.
E-credac: como fazer o requerimento
Para solicitar o crédito acumulado, é preciso requerer os valores diretamente no sistema e-CredAC no site oficial da Fazenda.
Após acessá-lo, deve-se clicar na aba “Sistema Eletrônico de Gerenciamento do Crédito Acumulado’‘.
Para ter acesso ao saldo, é importante que os valores de débitos registrados durante o período apurado sejam superiores ao que é devido.
Dessa forma, o contribuinte terá direito a valores que poderão ser restituídos e aplicados na empresa.
Além disso, é válido ressaltar que essa regra é válida para o estado de São Paulo.
Ademais, toda a movimentação da empresa no que diz respeito às compras para desempenho de suas atividades-fim deve ser feita dentro do estado.
Saldo do e-CredAc para as empresas de autopeças
Se você possui uma empresa de autopeças, sabe a importância de investir em seu negócio para que ele cresça de forma saudável.
Além disso, é preciso quitar dívidas de impostos para que o seu negócio não tenha problemas junto aos órgãos fiscalizadores.
Ademais, uma boa avaliação da realidade da sua empresa contribuirá para que você identifique qual setor precisa de atenção e investimentos.
A legislação que regulamenta a solicitação de crédito não apresenta impedimentos para os empreendedores do segmento de autopeças.
Portanto, desde que sejam seguidas as destinações legais, sua empresa poderá investir na aquisição de equipamentos, máquinas e ferramentas específicas para otimizar a produção.
Arte Fiscal: nosso foco é facilitar a gestão do seu negócio
Embora pareça simples, o pedido de restituição no e-CredAc precisa seguir alguns passos importantes e atender à legislação específica.
Portanto, solicitar a ajuda de um profissional de contabilidade é a melhor forma de conseguir recuperar o crédito.
Se você tem um empreendimento de autopeças no estado de São Paulo, precisa aproveitar as vantagens dessa iniciativa.
Somos uma filial da Arte Fiscal e podemos ajudá-lo a solucionar os problemas financeiros. Quer saber como? Então entre em contato com a gente!