Como fazer o diagnóstico tributário em sua farmácia

Como Realizar Um Diagnóstico Tributário Na Sua Farmácia (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Sumário

Diagnóstico tributário em farmácias: O guia completo sobre o assunto!

Confira tudo sobre diagnóstico tributário e como ele pode ser uma ferramenta importante para a saúde financeira de sua farmácia!

Você sabe o que é um diagnóstico tributário e por que ele é importante para a sua farmácia? De antemão, saiba que essa é uma ferramenta essencial para o planejamento e a gestão fiscal de qualquer estabelecimento.

Por isso, neste artigo, você vai aprender como realizar um diagnóstico tributário na sua farmácia em 5 passos simples e eficazes. Acompanhe!

Veja também:

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

O que é diagnóstico tributário? 

Um diagnóstico tributário é uma análise detalhada da situação fiscal da sua farmácia. Ela tem o objetivo identificar oportunidades de economia de impostos, bem como os riscos e as irregularidades que podem gerar multas e penalidades.

É essencial que o diagnóstico seja feito por um profissional especializado em contabilidade e tributação, que avalia todos os aspectos relacionados aos impostos que incidem sobre a sua farmácia, tais como:

  • O regime tributário mais adequado (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real);
  • As alíquotas aplicáveis aos produtos e serviços comercializados (ICMS, PIS, COFINS, IPI, ISS, etc.);
  • Os benefícios fiscais disponíveis (isenções, reduções, créditos, etc.);
  • A substituição tributária, que é um mecanismo que transfere a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS para um único contribuinte da cadeia produtiva;
  • A escrituração fiscal, que é o registro dos documentos e das operações que geram obrigações tributárias;
  • As obrigações acessórias, que são as declarações e os relatórios que devem ser enviados ao fisco periodicamente.

Por que o diagnóstico tributário é importante?

O diagnóstico tributário é importante para a sua farmácia por diversos fatores. Primeiramente, através dele, você pode economizar nos impostos ao escolher o regime tributário mais vantajoso para seu estabelecimento.

Assim, você evita a bitributação e a tributação indevida, além de ter a possibilidade de recuperar créditos tributários.

O diagnóstico também faz com que você evite multas e penalidades, já que garante que você cumpra as obrigações fiscais. Isso é possível graças a regularização cadastral e fiscal de sua farmácia.

Por fim, você também consegue aumentar a lucratividade, aumentando os custos e riscos tributários. Além do mais, obtém uma melhoria considerável no fluxo de caixa, tendo mais segurança e tranquilidade para gerir o negócio.

Como realizar o diagnóstico tributário na sua farmácia?

Confira as principais orientações para realizar o diagnóstico tributário em sua farmácia, confira:

1. Levante as informações necessárias

O primeiro passo consiste em coletar todos os dados necessários para a análise. Alguns exemplos são o histórico de faturamento, notas fiscais de entrada e saída, livros fiscais, relatórios contábeis, entre outros.

2. Classificação das operações

Nesta etapa, você deve identificar as características das operações realizadas pela sua farmácia. Identifique o tipo de produto, local de origem, forma de pagamento e a incidência dos impostos ICMS, PIS, COFINS, ISS, IPI, etc.

3. Verificação do regime tributário

O terceiro passo consiste na verificação do regime tributário atual de sua farmácia. Confira se é o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Também é importante que você verifique se esse é o mais vantajoso para o seu negócio, considerando os critérios de faturamento, margem de lucro, despesas dedutíveis, entre outros.

4. Avaliação das obrigações acessórias

Nesta etapa, você deve avaliar se a sua farmácia está cumprindo todas as obrigações acessórias exigidas pelo Fisco. Ou seja, se está emitindo notas fiscais, fazendo escrituração fiscal, declarando imposto de renda, etc.

5. Identificação das oportunidades e dos riscos

Por fim, chegou o momento de identificar as oportunidades econômicas e os riscos de autuação que sua farmácia possui. Alguns exemplos são:

  • Possibilidade de mudança de regime;
  • Aproveitamento de créditos;
  • Redução de alíquotas;
  • Parcelamento de débitos;
  • Compensação de prejuízos;
  • Adesão a programas de incentivo.

A Planrec pode ajudar você no diagnóstico tributário

Conforme visto, o diagnóstico tributário é uma ferramenta essencial para o sucesso de sua farmácia. Afinal, com ela você pode economizar impostos, evitar multas e aumentar a lucratividade.

Contudo, essa é uma tarefa que requer atenção aos detalhes, por isso, é essencial contar com um especialista em farmácias e drogarias. Assim, você consegue uma análise detalhada de sua situação, além de receber as melhores recomendações.

Para isso, você pode contar com a Planrec Gestão Tributária, que tem tudo que você precisa em um lugar só. Por isso, não perca tempo e entre em contato conosco para saber como podemos te ajudar!

FAÇA SEU DIAGNÓSTICO TRIBUTÁRIO DE FORMA TRANQUILA E SEGURA!

5/5 - (1 vote)
Recupere Seus Impostos Nexxo Consultoria Empresarial.jpg - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Recuperar Icms St De Forma Efetiva! (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Recuperar ICMS-ST: como funciona esse processo?

Saiba como recuperar ICMS-ST de forma efetiva Garanta conformidade fiscal em sua rotina. Saiba como funciona e o que é preciso para recuperar ICMS-ST para mercados! Você sabia que é possível recuperar ICMS-ST em seu mercado, de maneira simples e

Reduza Seu Imposto De Renda. Descubra Os Fatores Que Podem Aumentar Suas Deduções. - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Dedução no IRPF: saiba como aumentar seus benefícios fiscais.

Fatores que aumentam a dedução no IRPF Descubra estratégias eficazes para aumentar as deduções no Imposto de Renda Pessoa Física e garantir uma economia significativa. O Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é uma das principais obrigações tributárias dos brasileiros,

Veja Como Recuperar Irpj Empresárial - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Como recuperar IRPJ: Tudo o que você precisa saber

Como recuperar IRPJ? O guia completo Descubra as vantagens de recuperar o IRPJ, além de entender como você pode fazer isso de forma eficiente Se você busca como recuperar IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica), está no lugar certo. 

Recomendado só para você
Recuperação tributária: Os mitos mais conhecidos para os empresários Saiba…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top