Como fazer o diagnóstico tributário em sua farmácia

Como Realizar Um Diagnóstico Tributário Na Sua Farmácia (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Diagnóstico tributário em farmácias: O guia completo sobre o assunto!

Confira tudo sobre diagnóstico tributário e como ele pode ser uma ferramenta importante para a saúde financeira de sua farmácia!

Você sabe o que é um diagnóstico tributário e por que ele é importante para a sua farmácia? De antemão, saiba que essa é uma ferramenta essencial para o planejamento e a gestão fiscal de qualquer estabelecimento.

Por isso, neste artigo, você vai aprender como realizar um diagnóstico tributário na sua farmácia em 5 passos simples e eficazes. Acompanhe!

Veja também:

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

O que é diagnóstico tributário? 

Um diagnóstico tributário é uma análise detalhada da situação fiscal da sua farmácia. Ela tem o objetivo identificar oportunidades de economia de impostos, bem como os riscos e as irregularidades que podem gerar multas e penalidades.

É essencial que o diagnóstico seja feito por um profissional especializado em contabilidade e tributação, que avalia todos os aspectos relacionados aos impostos que incidem sobre a sua farmácia, tais como:

  • O regime tributário mais adequado (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real);
  • As alíquotas aplicáveis aos produtos e serviços comercializados (ICMS, PIS, COFINS, IPI, ISS, etc.);
  • Os benefícios fiscais disponíveis (isenções, reduções, créditos, etc.);
  • A substituição tributária, que é um mecanismo que transfere a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS para um único contribuinte da cadeia produtiva;
  • A escrituração fiscal, que é o registro dos documentos e das operações que geram obrigações tributárias;
  • As obrigações acessórias, que são as declarações e os relatórios que devem ser enviados ao fisco periodicamente.

Por que o diagnóstico tributário é importante?

O diagnóstico tributário é importante para a sua farmácia por diversos fatores. Primeiramente, através dele, você pode economizar nos impostos ao escolher o regime tributário mais vantajoso para seu estabelecimento.

Assim, você evita a bitributação e a tributação indevida, além de ter a possibilidade de recuperar créditos tributários.

O diagnóstico também faz com que você evite multas e penalidades, já que garante que você cumpra as obrigações fiscais. Isso é possível graças a regularização cadastral e fiscal de sua farmácia.

Por fim, você também consegue aumentar a lucratividade, aumentando os custos e riscos tributários. Além do mais, obtém uma melhoria considerável no fluxo de caixa, tendo mais segurança e tranquilidade para gerir o negócio.

Como realizar o diagnóstico tributário na sua farmácia?

Confira as principais orientações para realizar o diagnóstico tributário em sua farmácia, confira:

1. Levante as informações necessárias

O primeiro passo consiste em coletar todos os dados necessários para a análise. Alguns exemplos são o histórico de faturamento, notas fiscais de entrada e saída, livros fiscais, relatórios contábeis, entre outros.

2. Classificação das operações

Nesta etapa, você deve identificar as características das operações realizadas pela sua farmácia. Identifique o tipo de produto, local de origem, forma de pagamento e a incidência dos impostos ICMS, PIS, COFINS, ISS, IPI, etc.

3. Verificação do regime tributário

O terceiro passo consiste na verificação do regime tributário atual de sua farmácia. Confira se é o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Também é importante que você verifique se esse é o mais vantajoso para o seu negócio, considerando os critérios de faturamento, margem de lucro, despesas dedutíveis, entre outros.

4. Avaliação das obrigações acessórias

Nesta etapa, você deve avaliar se a sua farmácia está cumprindo todas as obrigações acessórias exigidas pelo Fisco. Ou seja, se está emitindo notas fiscais, fazendo escrituração fiscal, declarando imposto de renda, etc.

5. Identificação das oportunidades e dos riscos

Por fim, chegou o momento de identificar as oportunidades econômicas e os riscos de autuação que sua farmácia possui. Alguns exemplos são:

  • Possibilidade de mudança de regime;
  • Aproveitamento de créditos;
  • Redução de alíquotas;
  • Parcelamento de débitos;
  • Compensação de prejuízos;
  • Adesão a programas de incentivo.

A Planrec pode ajudar você no diagnóstico tributário

Conforme visto, o diagnóstico tributário é uma ferramenta essencial para o sucesso de sua farmácia. Afinal, com ela você pode economizar impostos, evitar multas e aumentar a lucratividade.

Contudo, essa é uma tarefa que requer atenção aos detalhes, por isso, é essencial contar com um especialista em farmácias e drogarias. Assim, você consegue uma análise detalhada de sua situação, além de receber as melhores recomendações.

Para isso, você pode contar com a Planrec Gestão Tributária, que tem tudo que você precisa em um lugar só. Por isso, não perca tempo e entre em contato conosco para saber como podemos te ajudar!

FAÇA SEU DIAGNÓSTICO TRIBUTÁRIO DE FORMA TRANQUILA E SEGURA!

Quer recuperar agora os impostos pagos indevidamente?

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Como A Correta Apuração De Impostos Pode Reduzir Custos Nas Empresas De Recrutamento (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Descubra Como Contestar Impostos Indevidos e Economizar Dinheiro!

Como Contestar Impostos Indevidos: Guia Completo para Empresários Economizarem Dinheiro Descubra como identificar e contestar impostos indevidos em sua empresa, economizando dinheiro e garantindo a saúde financeira do seu negócio! Contestar impostos indevidos pode ser uma tarefa desafiadora para muitos

Recursos Tributários Para O Setor De Conveniências - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Recursos Tributários: Amplie os Lucros no Setor de Conveniências

Recursos tributários para o setor de conveniências: Aumente seus lucros com estratégias fiscais inteligentes Descubra como otimizar seus lucros com recursos tributários essenciais e transforme a gestão fiscal da sua conveniência em um diferencial competitivo! Recursos tributários para o setor

Declarações Fiscais - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Dicas essenciais para otimizar suas declarações fiscais

Maximize a economia em suas declarações fiscais com dicas infalíveis Veja como estratégias fiscais eficientes podem transformar a saúde financeira da sua empresa, evitando multas e potencializando os lucros. As declarações fiscais são uma parte essencial da gestão financeira de

Oportunidades Tributárias Para Padarias - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Oportunidades tributárias para padarias: Maximize seus lucros agora!

Conheça as melhores oportunidades tributárias para padarias e aumente seus lucros! Descubra como a gestão tributária especializada pode transformar a lucratividade da sua padaria e garantir o crescimento sustentável do seu negócio! Gerenciar uma padaria é um desafio constante. Além

Recomendado só para você
Recuperação tributária: Os mitos mais conhecidos para os empresários Saiba…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top