Controle de gastos: a forma de entender os impostos pagos por uma autopeças

Controle De Gastos Saiba Como Isso Influencia O Pagamento De Impostos Para Loja De Autopecas Blog - Recuperação de Impostos | Arte Fiscal

Sumário

Conheça a influência do controle de gastos para o pagamento de impostos de um autopeças

Pagar impostos não é uma tarefa simples para nenhum comerciante, mas saber quais impostos devem ser pagos e como realizar o controle de gastos a seu favor é a melhor solução para os empresários de autopeças

As lojas de autopeças são responsáveis por pagar diversos impostos, cobrados em diferentes etapas do processo produtivo e comercialização dos produtos. São eles: Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Serviços (ISS) e PIS/PASEP.

O IPI é um tributo cobrado na saída de mercadorias fabricadas no país ou importadas, sendo calculado sobre o valor da operação. Já o ICMS é um tributo estadual, que incide sobre a circulação de mercadorias e serviços prestados no território do estado.

O ISS é um tributo municipal, que incide sobre serviços prestados por empresas dentro do município. Por fim, o PIS/PASEP é um tributo cobrado pelas empresas para fins de financiamento da seguridade social dos trabalhadores.

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Sabemos da complexidade da legislação tributária brasileira e que somente com muito conhecimento e auxílio é possível realizar um controle de gastos a fim de que os impostos sejam pagos em dia e da maneira correta.

Pensando em auxiliar você, empresário de autopeças, preparamos este artigo completo te auxiliando sobre o pagamento de impostos e o controle de gastos.

Regime tributário x pagamento de impostos

Quando falamos de tributação, iniciamos falando de regime tributário. A empresa de autopeças precisará optar pelo regime mais adequado para ela e que faça sentido quanto ao seu tamanho, seu negócio e, claro, sua atividade.

Muitos empresários acreditam que o Simples Nacional é o melhor para o regime tributário, portanto nem sempre é dessa forma, cada empresa é única, e o regime tributário deve ser escolhido com uma análise dos detalhes e de todo contexto empresarial.

Uma análise completa feita por uma empresa especializada em análise fiscal e financeira através de uma planilha de controle de gastos empresarial é um ponto essencial para definir quais impostos serão pagos por aquela empresa e, com isso, praticar a economia fiscal.

Você também pode se interessar por estes artigos:

O que mais impacta nos impostos de autopeças

O primeiro impacto, falamos acima, vem da escolha do regime tributário. Ele poderá ser: Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional, os três regimes tributários disponíveis no Brasil.

Os impostos a serem pagos dependem disso, dependem dessa escolha, pois cada regime possui a sua forma de tributação.

Além disso, temos um fato importante para lojas de autopeças, a NCM (Nomenclatura comum do Mercosul) de um produto, com total impacto sobre a tributação de uma loja de autopeças.

Você, dono de uma autopeças, precisa ficar atento aos produtos relacionados nos Anexos I e II, da Lei nº 10.485/2004, que muitas vezes são produtos monofásicos de PIS e COFINS e, por um erro de parâmetros e classificação fiscal, você pode estar pagando impostos indevidamente.

Então, se sua loja de autopeças está recolhendo PIS e COFINS, é importante fazer uma análise para identificação e correção de impostos.

Nesse caso, o controle de gastos pode te auxiliar muito e te ajudar em diversos fatores tributários.

O que fazer caso tenha pago impostos de forma incorreta

O recolhimento de impostos empresariais é feito anualmente, e é muito comum realizar de forma incorreta esse recolhimento.

Mas, caso você acredite que isso tenha acontecido na sua loja de autopeças, é possível realizar uma revisão de todos os valores pagos nos últimos 5 anos e dessa forma, ir atrás da restituição dos valores pagos.

Essa análise deve ser feita através de profissionais qualificados e que entendam do assunto, mas só será possível realizar isso com um controle de gastos eficiente, visto que, por meio dele, será possível realizar toda a análise de entradas e saídas da empresa.

Por isso, além dessa avaliação, para ter certeza de que pagou impostos indevidamente, precisa ter esse controle de gastos através de uma planilha eficiente, e isso é feito de forma muito prática com uma contabilidade ao seu lado.

Pagar impostos indevidamente é comum para os empresários que fazem todo o gerenciamento contábil e controle de gastos sozinhos, ter uma empresa que faça essa recuperação fiscal ao seu lado, é uma forma de lucrar ainda mais no seu negócio. 

Tenha uma contabilidade ao seu lado!

A Arte Fiscal pode te auxiliar

Tenha ao seu lado uma empresa que pode te auxiliar em todos os processos da sua empresa; entre eles, realizar uma escrituração contábil eficiente!

A Arte Fiscal é uma empresa de contabilidade consultiva em Taquaritinga, interior de São Paulo, e que tem as melhores ferramentas para você.

Entre em contato conosco e conheça nosso trabalho; para isso, basta clicar no link abaixo, informar os seus dados, clicar em “Enviar” e, em alguns minutos, algum de nossos especialistas entrará em contato.

Se preferir, clique no ícone do WhatsApp, no canto da tela, e seja imediatamente direcionado a alguém da nossa equipe!

Tenha a Arte Fiscal com você!

5/5 - (1 vote)
Summary
 Controle de gastos: a forma de entender os impostos pagos por uma autopeças
Article Name
Controle de gastos: a forma de entender os impostos pagos por uma autopeças
Description
Conheça a influência do controle de gastos para o pagamento de impostos de um autopeças. Leia o nosso artigo e saiba mais do assunto!
Author
Publisher Name
Arte Fiscal
Publisher Logo
Recupere Seus Impostos Nexxo Consultoria Empresarial.jpg - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Recuperar Icms St De Forma Efetiva! (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Recuperar ICMS-ST: como funciona esse processo?

Saiba como recuperar ICMS-ST de forma efetiva Garanta conformidade fiscal em sua rotina. Saiba como funciona e o que é preciso para recuperar ICMS-ST para mercados! Você sabia que é possível recuperar ICMS-ST em seu mercado, de maneira simples e

Reduza Seu Imposto De Renda. Descubra Os Fatores Que Podem Aumentar Suas Deduções. - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Dedução no IRPF: saiba como aumentar seus benefícios fiscais.

Fatores que aumentam a dedução no IRPF Descubra estratégias eficazes para aumentar as deduções no Imposto de Renda Pessoa Física e garantir uma economia significativa. O Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é uma das principais obrigações tributárias dos brasileiros,

Veja Como Recuperar Irpj Empresárial - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Como recuperar IRPJ: Tudo o que você precisa saber

Como recuperar IRPJ? O guia completo Descubra as vantagens de recuperar o IRPJ, além de entender como você pode fazer isso de forma eficiente Se você busca como recuperar IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica), está no lugar certo. 

Recomendado só para você
Descubra como fazer um planejamento tributário de sucesso Tenha as…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top