Controle financeiro: 5 etapas para otimizá-lo!

Como Realizar O Controle Financeiro Eficiente Da Sua Loja - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Desenvolva o controle financeiro de sua loja e saia do vermelho

Confira quais métodos utilizar para aumentar a eficiência de seu controle financeiro. 

O controle financeiro eficiente é de suma importância, se você deseja que seu negócio se mantenha com saúde no mercado. 

Porém, é comum entre os novos empreendedores, e até mesmo aqueles mais experientes no mercado, que haja dificuldade em conciliar as economias do negócio. 

Pensando nisso, trouxemos 5 meios neste artigo, para que você possa solucionar seus números negativos e livrar-se de ameaças.

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Acompanhe até o final e otimize seu controle!

Aproveite e leia mais sobre finanças: 

O que é controle financeiro? 

Trata-se do gerenciamento e estruturação de finanças através da apuração de resultados e fluxo de caixa, permitindo a prevenção do comportamento financeiro de empresas. 

No entanto, para empresas recém-abertas ou por abrir, é preciso realizar um planejamento, onde se define metas e ferramentas para tal. 

Por outro lado, através do controle financeiro, você consegue fazer a precificação de seus produtos e serviços, respeitando seus gastos. 

Em resumo, o controle financeiro é um meio eficiente de manter seu negócio saudável no mercado, pois seu uso é baseado em dados.  

Porém, ele é muito mais que uma ferramenta, uma vez que se trata de uma junção de métodos que tem como fim, alcançar o controle financeiro. Mas, quais são? 

Leia também sobre gestão financeira em:

Dicas para gestão financeira de lojas – Sebrae 

Guia Descomplicado de Controle Financeiro para pequenas empresas 

Quais os componentes do controle financeiro?

1. Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é fundamental para empresas, com ele você consegue acompanhar tudo que entra e sai em seu negócio. 

Para fazê-lo corretamente, você deve realizar lançamentos diários sobre seus resultados, e preferencialmente, dividi-los em subtópicos, facilitando sua organização. 

Além disso, você também não comete o principal erro de principiantes, que é misturar contas pessoais com contas empresariais. 

Em suma, você controla seus custos, de modo que não gaste dinheiro, além da realidade da empresa, conseguindo analisar seus indicadores. 

2. Monitoramento de estoque

Para que sua empresa não sofra com gastos desnecessários, o controle de estoque é fundamental para evitá-los. 

Para tal, é necessário que você realize um inventário do que possui e do que falta, mas sobretudo, quanto tempo você leva para vender todo o seu estoque. 

Visto que o maior rival de empresas, sobretudo de lojas, é um estoque parado, esta prática pode otimizar suas vendas e também livrá-lo de promoções que não gerem lucro.

3. Relatórios de desempenho

A melhor forma de entender sua realidade é registrar todas as suas movimentações, mas, principalmente, o desempenho de sua empresa, por exemplo: 

  • Número de vendas concluídas;
  • Número de vendas canceladas;
  • Valor médio de cada compra; 
  • Retorno financeiro. 

Reunindo estes dados, você consegue elaborar estratégias que digam respeito ao contexto ao qual você se insere. 

Ou seja, coletando estes dados, você terá indicadores que podem auxiliá-lo a encontrar soluções para problemas, ou reconhecer o que está dando certo. 

4. Fundo de retaguarda 

Em outras palavras, você precisa de uma reserva para imprevistos e momentos difíceis sem que precise se endividar para tirar seu negócio de situações financeiras ruins. 

A melhor forma de obter este fundo, é nos momentos em que seu negócio está em plena prosperidade e vendas lá em cima. 

No entanto, para o empreendedor que está começando, é fundamental que elabore orçamentos que permitam reconhecer as obrigações da empresa e estabelecer um teto de gastos. 

Por fim, esta reserva também pode ser útil para investimento que visem ao crescimento, e também otimização de processos. 

5. Precificação de produtos

Se engana quem acha que o sucesso em vendas se dá para quem vende mais barato, isso é um mito que aflige muito empreendedores. 

Por certo, você já ouviu “se valorize”. Esta fala está coberta de verdades, visto que, para precificar seus produtos, você precisa ponderar alguns pontos, tais como: 

  • Preços da concorrência;
  • Mão de obra;
  • Logística;
  • Propaganda.

Desta forma, você consegue analisar qual a sua margem de lucro, e impor preços que sejam justos para seu consumidor e para o seu negócio.  

No entanto, para ter uma garantia de aproveitamento maior, é mais assertivo contar com o apoio de profissionais em planejamento e controle financeiro. 

A Planrec pode auxiliá-lo a garantir um controle financeiro eficiente

Para que seu negócio não sofra com números negativos, que ameacem sua saúde financeira e estabilidade no mercado, conte com nosso apoio para realizar seu controle financeiro. 

Nossos especialistas possuem o domínio necessário para transformar sua gestão financeira, de modo que seu comércio se torne mais rentável e sem surpresas. 

Portanto, conte com nosso apoio para otimizar seus gastos. Fale conosco e conte com o melhor apoio para o controle das finanças do seu negócio!

QUERO UM CONTROLE FINANCEIRO PRECISO!

Summary
Controle financeiro: 5 etapas para otimizá-lo!
Article Name
Controle financeiro: 5 etapas para otimizá-lo!
Description
Está com dúvidas sobre como realizar o controle financeiro de seu negócio? Leia nosso artigo até o final e tire suas dúvidas.
Author
Publisher Name
Planrec Gestão Tributária
Publisher Logo

Quer recuperar agora os impostos pagos indevidamente?

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Recuperar Impostos Mei. Estratégias E Dicas Essenciais - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Recuperar Impostos MEI: Estratégias e Dicas Essenciais

MEI: Receba de volta seu impostos pagos Descubra como os MEIs podem recuperar impostos pagos e aumentar seus ganhos! Se você é um Microempreendedor Individual (MEI), sabia que é possível recuperar impostos MEI que foram pagos a mais ou de

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Como Recuperar Multa Fgts - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Aprenda como recuperar a multa do FGTS

Tudo que você precisa saber sobre como recuperar multa FGTS  Acompanhe este artigo e descubra como recuperar multa FGTS de forma prática e descomplicada Se você já se encontrou na situação de ter que lidar com a burocracia para recuperar

Recuperação De Créditos Tributários Escolares. Quais Impostos Recuperar (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Aprenda como recuperar a multa do FGTS

Tudo que você precisa saber sobre como recuperar multa FGTS  Acompanhe este artigo e descubra como recuperar multa FGTS de forma prática e descomplicada Se você já se encontrou na situação de ter que lidar com a burocracia para recuperar

Descomplicando Os Impostos Do Mei. Saiba O Que Você Precisa Pagar - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Impostos pagos por MEI: O que você precisa pagar?

Impostos pagos por MEI: Saiba o que você precisa pagar e descomplique sua tributação Entenda de maneira clara quais são os tributos inclusos na guia DAS e como gerenciar esses pagamentos A principal dúvida de quem é Microempreendedor Individual, é

Recomendado só para você
Desvendando o Enigma: Descubra o Regime de Tributação Mais Econômico…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top