Evite erros na declaração tributária da sua autopeças
Saiba como evitar problemas em sua gestão e garantir que não tenha prejuízo financeiro. Saiba tudo sobre a declaração tributária!
A declaração tributária é uma obrigação legal para todas as lojas de autopeças.
Mas, em meio a esse processo, existem alguns erros que podem impactar negativamente o caixa do estabelecimento.
Assim, multas, juros e até mesmo a suspensão das atividades são alguns dos riscos a serem evitados.
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Em nossa publicação, explicaremos tudo sobre esse documento importante para o dia a dia do empresário, bem como algumas soluções para garantir que não haja problema.
Portanto, acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo!
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O que é a declaração tributária?
Sobretudo, a declaração tributária é um documento que visa informar o governo sobre os tributos a serem pagos.
Esse documento é obrigatório para todas as pessoas físicas e jurídicas, que possuem rendas ou bens no Brasil.
Como deve ser feita a declaração tributária?
Esse documento deve ser elaborado conforme regras específicas de cada tributo envolvido.
No caso das lojas de autopeças, é necessário declarar diversos tributos.
Alguns dos principais são:
- Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ): trata-se de um imposto sobre o lucro da empresa;
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL): se refere a uma contribuição social sobre o lucro da empresa;
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): este imposto é incidente sobre a venda de produtos ou serviços;
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): o IPI incide sobre a produção de produtos industrializados;
- Contribuição para o PIS/PASEP: essa contribuição é incidente sobre a folha de pagamento da empresa.
Vale destacar que a declaração de cada tributo deve ser realizada dentro do prazo definido pela Receita Federal do Brasil.
Por isso, é importante manter toda a documentação fiscal em dia, para ser utilizada na declaração.
Erros comuns na declaração tributária em autopeças
Apesar de ser algo obrigatório, nem todos os gestores de lojas de autopeças conseguem elaborar e entregar a declaração tributária da maneira correta.
Isso impacta significativamente em sua rotina, fazendo com que tenha maiores problemas.
Mas, afinal, você sabe quais são os erros mais comuns? Confira a seguir:
- Falta de atenção aos prazos e obrigações: como já mencionamos, cada tributo possui prazos específicos para entrega da declaração e pagamento. Atrasar ou deixar de entregar a declaração pode resultar em multas e juros;
- Inconsistências nas informações: cometer erros ao digitar os valores, datas ou demais informações sobre os produtos e/ou serviços podem gerar inconsistências na declaração, levando a problemas junto ao Fisco;
- Falta de conhecimento quanto às leis vigentes: sabemos que a legislação tributária é muito complexa, e muda constantemente, por isso é essencial estar atento às mudanças, para evitar erros na hora de entregar a declaração.
Além disso, muitos empresários acabam não mantendo a documentação fiscal em dia, visando utilizá-la em casos de fiscalização, o que acaba se tornando um grande problema.
Quais as consequências desses erros para sua gestão?
Diante de tantos erros cometidos, os empresários podem sofrer algumas consequências impactantes em sua autopeça.
Isso porque, ao não entregar corretamente a declaração tributária, terá a aplicação de multas por erros, o que compromete o fluxo de caixa da loja.
Além da multa, o atraso no pagamento dos tributos pode gerar juros, aumentando sua dívida junto ao Fisco.
Vale destacar que existem casos mais graves, que acabam resultando em suspensão das atividades da loja, até que a situação seja regularizada.
Como uma consultoria tributária pode ajudar em sua gestão?
Se está buscando evitar problemas em sua declaração tributária, contar com apoio de especialistas em seu segmento, pode ser essencial para garantir orientações valiosas.
Afinal, esse suporte pode auxiliar na preparação da declaração, garantindo que esteja correta e em conformidade com as leis vigentes.
Assim, é possível evitar erros que resultam em maiores penalidades.
Uma consultoria tributária para autopeças também pode identificar melhores práticas de reduzir a carga tributária de forma legal, facilitando a economia para sua loja.
Vale destacar que, com o constante fluxo de mudanças nas leis tributárias, o apoio de profissionais qualificados e experientes, em sua área, se torna indispensável para manter tudo nos devidos lugares.
Isso porque a consultoria desempenha um papel crucial no gerenciamento dos riscos fiscais, ajudando a empresa a identificar e mitigar possíveis ameaças, que possam afetar sua saúde financeira.
Tenha a Planrec como sua principal aliada em sua autopeças
Percebemos que a entrega da declaração tributária é uma obrigatoriedade que você, empresário, não pode deixar de cumprir.
Afinal, pode impactar significativamente sua gestão e, principalmente, seus resultados.
Por isso, é de suma importância estar atento a todas as particularidades e regras para elaborar esse documento, visando evitar maiores transtornos junto ao Fisco.
Nós, da Planrec Gestão Tributária, sabemos que administrar um estabelecimento requer muito cuidado, devido às burocracias, e nem sempre é possível que os gestores foquem 100% nisso.
Dessa forma, dispomos de diversos serviços contábeis nos mais variados segmentos e um time de profissionais altamente capacitados para fornecer todas as informações e soluções adequadas para transformar o seu dia a dia.
Portanto, converse conosco e evite maiores problemas na hora de entregar sua declaração tributária!
Evite problemas tributários na gestão da sua autopeça!