Guia completo de regime tributário para lojas de autopeças

Qual O Melhor Regime Tributário Para Lojas De Autopeças Descubra Agora! - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Guia completo: escolhendo o regime tributário ideal para a sua loja de autopeças

Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional? Qual o regime tributário mais vantajoso para a sua loja de autopeças?

O regime tributário ideal para lojas de autopeças é uma questão muito variável. 

Antes de tudo, precisamos entender qual é o tipo de tributação aplicada no setor para poder analisar as vantagens de cada possível enquadramento. 

O setor de autopeças tem uma tributação que varia de acordo com o serviço prestado. Mas existem algumas informações gerais sobre o assunto, as quais vamos abordar abaixo. 

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Acompanhe este artigo para entender melhor e escolher o regime tributário mais vantajoso!

Regime tributário para lojas de autopeças: quais são?

Os regimes tributários possíveis no Brasil são:

Simples Nacional: 

Esse regime tributário simplificado pode ser utilizado por empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. 

No Simples Nacional, as alíquotas de impostos são fixas, variando de acordo com a atividade da empresa e o faturamento anual.

Lucro Presumido: 

A base de cálculo do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é presumida com base na receita bruta da empresa. 

As alíquotas de impostos são fixas, disponibilizadas em uma tabela, chamada “tabela de presunção”.

Lucro Real: 

Nesse regime tributário, a base de cálculo do IRPJ da CSLL é calculada com base no lucro líquido da empresa. 

As alíquotas podem ser mais vantajosas, uma vez que o cálculo é realizado de acordo com o verdadeiro lucro da empresa, podendo até gerar isenções na falta dele.

Existem alguns serviços que vão influenciar diretamente na tributação do setor de autopeças e, consequentemente, no regime tributário a ser aplicado para evitar prejuízos. 

Alguns dos serviços mais comuns prestados e suas características de tributação no segmento de autopeças são:

  • Venda de autopeças – é tributada pelo ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e varia de acordo com cada estado. Além disso, pode ocorrer também o DIFAL (Diferencial de Alíquota), recolhido pelo estado destino do produto;
  • Reparo de veículos – é tributado pelo ICMS e pode ser cobrado pelo valor integral do serviço prestado ou apenas sobre o valor da peça utilizada no reparo, a depender do estado;
  • Remodelação de veículos – tributado pelo ICMS em todos os estados, mas também está sujeito ao ISS (Imposto sobre Serviços), de caráter municipal. 

Saiba mais sobre a tributação no setor de autopeças em:

Como escolher o melhor regime tributário para empresas de autopeças?

Para escolher o regime tributário ideal para a sua empresa de autopeças, alguns fatores devem ser levados em consideração. Veja abaixo:

Faturamento anual

Analisar o faturamento anual da empresa é muito importante para tomar uma boa decisão sobre o regime tributário, afinal, esse fator influencia diretamente no enquadramento da empresa. 

Margem de lucro e despesas

Ter conhecimento sobre a margem de lucro e as despesas da sua empresa pode ser um fator crucial para reduzir a carga tributária. 

Caso a expectativa seja ter uma margem baixa, por exemplo, talvez o Lucro Real seja o regime tributário ideal para evitar excessos em impostos. 

Atividades 

Ter bem definidas as atividades exercidas pela sua empresa de autopeças é um dos pontos-chave para identificar o regime tributário adequado. Isso porque as tributações incidem diretamente sobre o exercício de cada empresa. 

É importante ressaltar que a escolha do regime pode ter um impacto significativo na carga tributária da empresa e na sua capacidade de investimento. 

Por isso, conte com um profissional qualificado para instruir a sua empresa da maneira adequada, evitando danos ao seu patrimônio empresarial. 

Gestão tributária: a solução para que sua empresa encontre sempre as melhores oportunidades fiscais e tributárias 

No Brasil, cerca de 95% das empresas enquadradas no Simples Nacional paga impostos de maneira indevida. 

Por isso, realizar a revisão tributária da sua empresa de autopeças é a solução para não fazer parte dessa estatística. 

A Planrec é especialista em gestão tributária para empresas de autopeças, e vai te ajudar a reduzir a carga tributária para o crescimento do seu negócio.

Utilizando nosso método próprio e tecnologia avançada, oferecemos um serviço especializado de revisão e recuperação de impostos para a sua empresa. Veja como funciona:

Etapa 01 – Revisão dos dados

Coletamos e tratamos as informações da sua empresa, revisando todos os documentos fiscais e registros contábeis. Identificamos possíveis erros ou inconsistências nos impostos pagos.

Etapa 02 – Recuperação de parte do imposto

Acessamos o sistema da Receita Federal e entramos com o pedido de restituição ou compensação dos valores pagos a mais. Seguimos todos os trâmites legais para garantir o ressarcimento adequado.

Etapa 03 – Relatório final

Enviamos um relatório detalhado com o extrato mês a mês das revisões e recuperações realizadas. Isso oferece transparência e clareza sobre os resultados obtidos.

Com a nossa abordagem personalizada e tecnologia avançada, ajudamos sua empresa a reduzir a carga tributária e otimizar a gestão financeira.

Entre em contato conosco e descubra como podemos contribuir para uma gestão tributária eficiente e estratégica em sua empresa.

Clique aqui e realize uma revisão tributária na sua loja de autopeças já!

Summary
Guia completo de regime tributário para lojas de autopeças
Article Name
Guia completo de regime tributário para lojas de autopeças
Description
Descubra qual é o regime tributário ideal para lojas de autopeças. Conheça as opções e escolha estrategicamente. Guia completo!
Author
Publisher Name
PLANREC GESTÃO TRIBUTÁRIA
Publisher Logo

Quer recuperar agora os impostos pagos indevidamente?

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Recupere Impostos No Lucro Presumido Guia Empresarial - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Lucro Presumido pode recuperar impostos? Descubra aqui!

Lucro Presumido: é possível recuperar impostos? Um guia para empresários Confira neste artigo se você pode recuperar seus impostos na sua empresa no Lucro Real  Você, empresário, que atua no regime de Lucro Presumido, já se perguntou se é possível

Recupere Impostos Em Consultórios Médicos Com Eficiência! (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Como recuperar impostos em consultórios com eficiência?

Que impostos podem ser recuperados de clínicas e consultórios? Descubra como clínicas e consultórios médicos podem recuperar impostos de forma eficiente e legal. Administrar uma clínica ou consultório médico vai muito além de prestar um bom atendimento aos pacientes. Entre

Entenda Sobre Dependentes No Irpf Regras E Orientações (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Entenda sobre Dependentes no IRPF: Regras e Orientações

Até que idade pode ser considerado dependente no IRPF? Descubra as regras e orientações sobre dependentes no IRPF, incluindo detalhes sobre até que idade podem ser considerados. A declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) permite que os contribuintes

Recomendado só para você
Reforma tributária 2023: O que vai mudar na prática para…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top