O guia definitivo das obrigações acessórias para bares e restaurantes

O Que São As Obrigações Acessórias E Por Que Elas São Essenciais Para O Seu Restaurante - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Sumário

Obrigações acessórias: quais são as principais para seu bar ou restaurante

Confira aqui o que significa obrigações acessórias e desbrave as principais que seu estabelecimento precisa cumprir

Se você é proprietário de um bar ou restaurante, sabe que o sucesso do seu negócio vai além de servir pratos deliciosos e oferecer um ambiente acolhedor. 

Para garantir a conformidade com a legislação e uma gestão eficiente, é essencial compreender e cumprir as obrigações acessórias. 

Neste artigo, explicaremos o que são obrigações acessórias e quais são as principais para bares e restaurantes. Tudo isso, visando não apenas a conformidade legal, mas também o aprimoramento da performance empresarial.

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

O que são obrigações acessórias? 

Antes de mergulharmos nas obrigações específicas para bares e restaurantes, é importante compreender o conceito de obrigações acessórias. 

Em termos simples, obrigações acessórias são requisitos adicionais que empresas precisam cumprir para atender regulamentações fiscais e contábeis. 

Elas incluem fornecer informações detalhadas, como declarações, registros e documentos, além das obrigações principais, como pagamento de impostos. 

Essas medidas garantem a conformidade legal e possibilitam o monitoramento adequado das atividades financeiras, contribuindo para a transparência e controle nas relações comerciais.

Quais são as principais obrigações acessórias dos bares e restaurantes?

De antemão, é importante explicar que as obrigações acessórias variam de acordo com o regime tributário. No entanto, algumas das principais obrigações acessórias de bares e restaurantes são:

Emissão de documentos fiscais 

Uma das obrigações mais fundamentais é a emissão de nota fiscal. Para bares e restaurantes, isso não se limita apenas à venda de produtos, mas também inclui serviços como couvert artístico e taxa de serviço. 

Garanta que sua equipe esteja treinada para emitir notas fiscais corretamente, evitando problemas fiscais e fortalecendo a confiança do cliente.

Escrituração contábil e fiscal 

Os bares e restaurantes devem manter uma escrituração contábil e fiscal atualizada e organizada. Ou seja, é importante que todas as movimentações financeiras sejam registradas.

A escrituração contábil e fiscal deve ser feita por meio de livros, registros e demonstrações, como o livro caixa, por exemplo. 

A escrituração contábil e fiscal deve ser transmitida à RFB por meio do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) Contábil e do SPED Fiscal, respectivamente.

Declaração de impostos e contribuições: 

Os bares e restaurantes devem declarar e recolher os impostos e contribuições que incidem sobre as suas atividades, sendo eles: 

  • Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). 

Lembrando que os impostos e contribuições devem ser declarados e recolhidos de acordo com o regime tributário escolhido pelo estabelecimento. Portanto, esteja ciente das exigências locais e mantenha suas declarações em dia.

Veja também:

Cumprimento das normas trabalhistas:

A gestão de pessoal é uma parte significativa do setor de bares e restaurantes. Sendo assim, o cumprimento das normas trabalhistas, como registro de ponto, pagamento de horas extras e concessão de benefícios, é essencial. 

Afinal, isso não apenas mantém a conformidade legal, mas também promove um ambiente de trabalho saudável.

Atendimento às normas sanitárias e ambientais:

Por fim, os estabelecimentos precisam atender às normas sanitárias e ambientais da região. 

Essas normas são estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), pelos órgãos estaduais e municipais de vigilância sanitária e pelos órgãos ambientais. 

Os bares e restaurantes devem obter e manter as licenças e alvarás necessários para o funcionamento do seu estabelecimento, como o alvará sanitário, o alvará de funcionamento, entre outros.

A Planrec pode te auxiliar com as obrigações

Por fim, conforme dito, as obrigações acessórias são necessárias para garantir a conformidade legal de seu estabelecimento.  Sendo assim, é fundamental ter atenção a todos os detalhes do processo para não ocorrerem erros.

Um escritório de contabilidade pode te ajudar com as obrigações acessórias, a fim de evitar problemas futuro. Afinal, nada melhor do que contar com uma equipe de especialistas que entendem muito bem do assunto.

A Planrec Gestão Tributária atua também através da revisão de dados que podem ajudar na declaração dos impostos e também nas outras obrigações acessórias. Portanto, garanta já a ajuda especializada para seu bar ou restaurante.

QUERO AJUDA COM AS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

5/5 - (1 vote)
Recupere Seus Impostos Nexxo Consultoria Empresarial.jpg - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Entenda A Tributação Para Autopeças E Impulsione Seus Lucros! - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Entenda a tributação para autopeças e transforme sua loja!

Aumente seus lucros entendendo a tributação para autopeças! Aprenda sobre a tributação para autopeças e como ela pode impactar sua loja. Descubra estratégias para aumentar seus lucros! As autopeças são produtos essenciais para o funcionamento e a manutenção dos veículos. 

5 Problemas Fiscais Mais Comuns Em Empresas E Como Evitá Los - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

5 Problemas fiscais que você DEVE evitar

Os 5 problemas fiscais mais comuns e como evitá-los Navegue através dos problemas fiscais e aprenda como fugir de forma correta para o bem da sua empresa. Os problemas fiscais são situações que acabam afetando diversas empresas, e isso acontece

Precificação De Medicamentos Como Deve Ser Feita (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Precificação de Medicamentos: Eficiência e Lucratividade

Precificação de medicamentos: Como fazer de forma inteligente e lucrativa Navegue pelas oportunidades da precificação de medicamentos e descubra como otimizar seus lucros. A precificação de medicamentos é uma das tarefas mais cruciais para qualquer farmácia ou drogaria.  Determinar o

Recomendado só para você
6 benefícios que a auditoria fiscal concedem para sua autopeças…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top