Recuperação de tributo para Lucro Real e Presumido no atacado

Como Recuperar Tributos Pagos A Mais Em Empresas Do Lucro Real E Presumido No Atacado De Forma Simples - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Sumário

Como recuperar tributos pagos a mais em empresas do Lucro Real e Presumido no atacado de forma simples

Saiba como aproveitar as facilidades e os benefícios de recuperar tributos em empresas do Lucro Real e Presumido. 

A recuperação de impostos é um direito para as empresas do Lucro Real e Presumido que pagaram impostos a mais devido a erros. 

Nessas situações, o melhor curso de ação é iniciar o processo de recuperação de impostos  para poder utilizar o valor recuperado para investir em outras áreas da empresa.

Para ajudá-lo, compilamos seis dicas para fazer a recuperação de impostos de forma simples e aproveitar todos os seus benefícios.

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Veja abaixo!

A tributação do Lucro Real e Presumido

O Lucro Real é uma forma de tributação utilizada pelas empresas, na qual o imposto devido é calculado sobre o lucro efetivo. A empresa precisa apurar seus resultados contábeis de forma precisa e, a partir disso, calcular o imposto a ser pago. 

Já no Lucro Presumido, a tributação é calculada com base em uma margem de lucro predeterminada conforme a atividade exercida.

Na apuração de impostos, com regras e particularidades conforme o regime, o tamanho da empresa e atividade exercida, é comum ocorrerem situações em que as empresas acabam pagando mais tributos do que deveriam. 

No entanto, no caso das empresas do Lucro Real e Presumido no setor atacadista, existem facilidades que podem auxiliar na recuperação desses tributos pagos a mais. A seguir, vamos detalhar como funciona a recuperação de impostos para essas empresas.

Saiba mais sobre a recuperação de tributos no artigo listado a seguir:

Facilidades na recuperação de tributos no Lucro Real e Presumido

Para começar, se a empresa pagou a mais em impostos, como PIS, COFINS, ICMS ou IPI, há uma maneira de recuperar o valor excedente.

Além disso, a recuperação dos valores pode identificar a inconsistência na apuração, o que pode evitar possíveis problemas fiscais, tributários ou contábeis decorrentes de erros de pagamento.

Empresas do atacado do Lucro Real e Presumido revendem produtos monofásicos e não os fabrica, portanto, estão isentas do pagamento de PIS e COFINS. 

É importante observar que não estar ciente dessa isenção e pagar os impostos é um erro. Isso pode resultar em uma carga tributária pesada para a empresa, o que diminui sua competitividade.

No entanto, essa ação possibilita a recuperação tributária. Veja a seguir como fazer em sua empresa!

Como recuperar tributos pagos a mais do Lucro Real e Presumido?

A recuperação de créditos tributários pode ser solicitada por uma empresa por meios administrativos, com o auxílio de um escritório de contabilidade. Entretanto, se o pedido for negado ou em situações específicas, a empresa pode recorrer à Justiça. 

É importante observar que só é possível recuperar os créditos tributários dos últimos 5 anos, por isso, é fundamental que as empresas elaborem um planejamento tributário eficaz e façam uma análise detalhada anualmente para monitorar as obrigações fiscais e identificar os casos em que é possível reivindicar créditos.

Veja a seguir o passo a passo para recuperar os seus créditos tributários!

  • Avaliação dos impostos pagos nos últimos 5 anos

Para começar o processo, é preciso determinar se a sua empresa do Lucro Real ou Presumido está qualificada para recuperar os créditos.

Para isso, é necessário realizar uma análise fiscal dos últimos cinco anos. É fundamental procurar a ajuda de um especialista em contabilidade para garantir cálculos precisos. 

  • Entre com o pedido administrativo ou judicial

Se você descobrir que sua empresa tem recolhido mais impostos do que o exigido, é importante entrar com o pedido de recuperação de impostos. Como já citamos, o pedido pode ser feito por via administrativa ou judicial.

É necessário cumprir as diretrizes estabelecidas pelo órgão responsável. Essa etapa é fundamental para a recuperação efetiva de créditos e para garantir que todos os procedimentos sejam realizados com precisão. 

  • Recuperar os valores 

Há duas formas de recuperar créditos tributários no Lucro Real e Presumido – por meio de restituição ou compensação. 

A restituição ocorre quando o órgão fiscalizador é obrigado por lei a devolver o valor pago em excesso. 

Na compensação, a empresa que pagou impostos em excesso usa seu crédito disponível para deduzir impostos que ainda não foram recolhidos.

Conte com o apoio da Planrec para recuperar seus impostos!

Aqui, na Planrec, temos uma equipe de especialistas que podem ajudar a lidar com impostos pagos em excesso.

Ajudamos você a recuperar impostos para o seu negócio, garantindo que sua empresa possa recuperar os impostos pagos indevidamente e planejar pagamentos futuros mais adequados. 

Entre em contato com a nossa equipe para obter assistência e comece a recuperar os impostos do Lucro Real e Presumido hoje mesmo!

CLIQUE AQUI PARA FACILITAR A RECUPERAÇÃO DE IMPOSTOS DA SUA EMPRESA!

5/5 - (1 vote)
Summary
Recuperação de tributo para Lucro Real e Presumido no atacado
Article Name
Recuperação de tributo para Lucro Real e Presumido no atacado
Description
Confira como recuperar os tributos pagos a mais em empresas do Lucro Real e Presumido no atacado. Leia nosso artigo e descubra!
Author
Publisher Name
'PLANREC GESTÃO TRIBUTÁRIA
Publisher Logo
Recupere Seus Impostos Nexxo Consultoria Empresarial.jpg - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

5 Problemas Fiscais Mais Comuns Em Empresas E Como Evitá Los - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

5 Problemas fiscais que você DEVE evitar

Os 5 problemas fiscais mais comuns e como evitá-los Navegue através dos problemas fiscais e aprenda como fugir de forma correta para o bem da sua empresa. Os problemas fiscais são situações que acabam afetando diversas empresas, e isso acontece

Precificação De Medicamentos Como Deve Ser Feita (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Precificação de Medicamentos: Eficiência e Lucratividade

Precificação de medicamentos: Como fazer de forma inteligente e lucrativa Navegue pelas oportunidades da precificação de medicamentos e descubra como otimizar seus lucros. A precificação de medicamentos é uma das tarefas mais cruciais para qualquer farmácia ou drogaria.  Determinar o

Desvendando As Obrigações Tributárias Um Guia Definitivo Para O Seu Comércio Varejista! - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Guia definitivo: obrigações tributárias no varejo!

Conheça as Obrigações Tributárias Cruciais para Comércios Varejistas: Um Guia para Evitar Penalidades e Otimizar Lucros! Entenda as obrigações tributárias essenciais para varejistas e aprenda como cumprir suas responsabilidades para evitar penalidades e impulsionar seus resultados financeiros. No universo do

Recomendado só para você
Saiba como não pagar ICMS na transferência de mercadorias entre…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top