Recuperação de tributo para Lucro Real e Presumido no atacado

Como Recuperar Tributos Pagos A Mais Em Empresas Do Lucro Real E Presumido No Atacado De Forma Simples - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Como recuperar tributos pagos a mais em empresas do Lucro Real e Presumido no atacado de forma simples

Saiba como aproveitar as facilidades e os benefícios de recuperar tributos em empresas do Lucro Real e Presumido. 

A recuperação de impostos é um direito para as empresas do Lucro Real e Presumido que pagaram impostos a mais devido a erros. 

Nessas situações, o melhor curso de ação é iniciar o processo de recuperação de impostos  para poder utilizar o valor recuperado para investir em outras áreas da empresa.

Para ajudá-lo, compilamos seis dicas para fazer a recuperação de impostos de forma simples e aproveitar todos os seus benefícios.

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Veja abaixo!

A tributação do Lucro Real e Presumido

O Lucro Real é uma forma de tributação utilizada pelas empresas, na qual o imposto devido é calculado sobre o lucro efetivo. A empresa precisa apurar seus resultados contábeis de forma precisa e, a partir disso, calcular o imposto a ser pago. 

Já no Lucro Presumido, a tributação é calculada com base em uma margem de lucro predeterminada conforme a atividade exercida.

Na apuração de impostos, com regras e particularidades conforme o regime, o tamanho da empresa e atividade exercida, é comum ocorrerem situações em que as empresas acabam pagando mais tributos do que deveriam. 

No entanto, no caso das empresas do Lucro Real e Presumido no setor atacadista, existem facilidades que podem auxiliar na recuperação desses tributos pagos a mais. A seguir, vamos detalhar como funciona a recuperação de impostos para essas empresas.

Saiba mais sobre a recuperação de tributos no artigo listado a seguir:

Facilidades na recuperação de tributos no Lucro Real e Presumido

Para começar, se a empresa pagou a mais em impostos, como PIS, COFINS, ICMS ou IPI, há uma maneira de recuperar o valor excedente.

Além disso, a recuperação dos valores pode identificar a inconsistência na apuração, o que pode evitar possíveis problemas fiscais, tributários ou contábeis decorrentes de erros de pagamento.

Empresas do atacado do Lucro Real e Presumido revendem produtos monofásicos e não os fabrica, portanto, estão isentas do pagamento de PIS e COFINS. 

É importante observar que não estar ciente dessa isenção e pagar os impostos é um erro. Isso pode resultar em uma carga tributária pesada para a empresa, o que diminui sua competitividade.

No entanto, essa ação possibilita a recuperação tributária. Veja a seguir como fazer em sua empresa!

Como recuperar tributos pagos a mais do Lucro Real e Presumido?

A recuperação de créditos tributários pode ser solicitada por uma empresa por meios administrativos, com o auxílio de um escritório de contabilidade. Entretanto, se o pedido for negado ou em situações específicas, a empresa pode recorrer à Justiça. 

É importante observar que só é possível recuperar os créditos tributários dos últimos 5 anos, por isso, é fundamental que as empresas elaborem um planejamento tributário eficaz e façam uma análise detalhada anualmente para monitorar as obrigações fiscais e identificar os casos em que é possível reivindicar créditos.

Veja a seguir o passo a passo para recuperar os seus créditos tributários!

  • Avaliação dos impostos pagos nos últimos 5 anos

Para começar o processo, é preciso determinar se a sua empresa do Lucro Real ou Presumido está qualificada para recuperar os créditos.

Para isso, é necessário realizar uma análise fiscal dos últimos cinco anos. É fundamental procurar a ajuda de um especialista em contabilidade para garantir cálculos precisos. 

  • Entre com o pedido administrativo ou judicial

Se você descobrir que sua empresa tem recolhido mais impostos do que o exigido, é importante entrar com o pedido de recuperação de impostos. Como já citamos, o pedido pode ser feito por via administrativa ou judicial.

É necessário cumprir as diretrizes estabelecidas pelo órgão responsável. Essa etapa é fundamental para a recuperação efetiva de créditos e para garantir que todos os procedimentos sejam realizados com precisão. 

  • Recuperar os valores 

Há duas formas de recuperar créditos tributários no Lucro Real e Presumido – por meio de restituição ou compensação. 

A restituição ocorre quando o órgão fiscalizador é obrigado por lei a devolver o valor pago em excesso. 

Na compensação, a empresa que pagou impostos em excesso usa seu crédito disponível para deduzir impostos que ainda não foram recolhidos.

Conte com o apoio da Planrec para recuperar seus impostos!

Aqui, na Planrec, temos uma equipe de especialistas que podem ajudar a lidar com impostos pagos em excesso.

Ajudamos você a recuperar impostos para o seu negócio, garantindo que sua empresa possa recuperar os impostos pagos indevidamente e planejar pagamentos futuros mais adequados. 

Entre em contato com a nossa equipe para obter assistência e comece a recuperar os impostos do Lucro Real e Presumido hoje mesmo!

CLIQUE AQUI PARA FACILITAR A RECUPERAÇÃO DE IMPOSTOS DA SUA EMPRESA!

Summary
Recuperação de tributo para Lucro Real e Presumido no atacado
Article Name
Recuperação de tributo para Lucro Real e Presumido no atacado
Description
Confira como recuperar os tributos pagos a mais em empresas do Lucro Real e Presumido no atacado. Leia nosso artigo e descubra!
Author
Publisher Name
'PLANREC GESTÃO TRIBUTÁRIA
Publisher Logo

Quer recuperar agora os impostos pagos indevidamente?

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Como Reduzir Impostos Legalmente - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Como Reduzir Impostos Legalmente e Aumentar a Lucratividade

Como Reduzir Impostos Legalmente: Estratégias Eficazes para Aumentar a Lucratividade da Sua Empresa Descubra técnicas comprovadas para diminuir a carga tributária da sua empresa de forma legal e impulsionar seus lucros com a expertise de consultores contábeis especializados. Empresários enfrentam

Benefícios Da Consultoria Tributária - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Benefícios da Consultoria Tributária: Maximize Lucros e Reduza Custos

Benefícios da Consultoria Tributária: Maximize Seus Lucros e Reduza Custos com Especialistas! Descubra como a consultoria tributária especializada pode transformar a saúde financeira da sua empresa, aumentando lucros e garantindo conformidade fiscal. Os benefícios da consultoria tributária são essenciais para

Como A Correta Apuração De Impostos Pode Reduzir Custos Nas Empresas De Recrutamento (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Descubra Como Contestar Impostos Indevidos e Economizar Dinheiro!

Como Contestar Impostos Indevidos: Guia Completo para Empresários Economizarem Dinheiro Descubra como identificar e contestar impostos indevidos em sua empresa, economizando dinheiro e garantindo a saúde financeira do seu negócio! Contestar impostos indevidos pode ser uma tarefa desafiadora para muitos

Recomendado só para você
Saiba como não pagar ICMS na transferência de mercadorias entre…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top