Reforma tributária: o que esperar de mudanças em 2024?

Reforma Tributária O Que Esperar De Mudanças Em 2024 - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Reforma tributária: o que esperar de mudanças em 2024?

Tudo o que você precisa saber sobre as mudanças da reforma tributária está aqui. Confira agora!

A reforma tributária é um dos temas mais importantes e polêmicos da agenda política e econômica recente do Brasil. 

Há décadas, o país convive com um sistema tributário complexo e burocrático, que prejudica o crescimento, a competitividade, a distribuição de renda e a prestação de serviços públicos.

Por isso, há uma demanda crescente por uma mudança profunda na forma como o Estado arrecada e gasta os recursos dos contribuintes. 

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Mas, como será essa mudança? O que está em jogo? Quais são os principais pontos da reforma? E o que podemos esperar de impactos em 2024?

Continue a leitura e saiba mais! Vamos lá?

Você também pode se interessar por:

O que é a reforma tributária?

A reforma tributária é um conjunto de alterações na legislação que define quais são os tributos (impostos, taxas e contribuições) que incidem sobre a renda, o consumo, a propriedade e as transações financeiras das pessoas físicas e jurídicas.

Além disso, essas mudanças também afetam as regras de arrecadação, fiscalização e distribuição desses recursos entre os entes federativos (União, estados e municípios).

O objetivo da reforma é simplificar, racionalizar e modernizar o sistema tributário, tornando-o mais transparente, equitativo, eficaz e compatível com as melhores práticas internacionais.

Por que a reforma é necessária?

Acima de tudo, porque o sistema tributário brasileiro é considerado um dos mais complexos e onerosos do mundo, tanto para os contribuintes quanto para o Estado. 

Além disso, o sistema tributário brasileiro é marcado pela guerra fiscal, que é a disputa entre os entes federativos, por atrair investimentos e empresas, por meio da concessão de benefícios e incentivos fiscais. 

Isso gera uma distorção na concorrência, uma perda de receita e uma insegurança jurídica para os contribuintes.

Quais são as principais propostas da Reforma?

Com toda a certeza, a principal mudança é em relação aos tributos.

Com a reforma, a ideia é que os principais tributos (PIS, COFINS, ISS, ICMS e IP) deixem de existir, sendo substituídos por uma cobrança única, que será dividida em:

  • CBS – Contribuição sobre Bens e Serviços, de competência federal.
  • IBS – Imposto sobre Bens e Serviços, de competência estadual/municipal.

Outro ponto importante é o Cashback!

Nesse caso, o Poder Público deverá devolver parte do imposto pago por famílias de baixa renda.

Outra mudança importante é a criação do Imposto Seletivo. Ele incidirá uma única vez sobre os produtos e serviços prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Seu objetivo é desestimular o consumo desses produtos e serviços.

Fonte: Agência Senado.

Quais são os impactos esperados em 2024?

A reforma tributária pode ter um impacto positivo sobre o crescimento econômico, a competitividade, a distribuição de renda e a prestação de serviços públicos. 

No entanto, esse impacto ainda levará algum tempo para ser percebido, pois a reforma será implementada gradualmente e entrará em vigor totalmente apenas em 2033.

Em 2024, ainda estaremos no início da transição, com uma convivência entre os tributos antigos e os novos. 

Isso pode gerar alguma confusão e insegurança para os contribuintes, que terão que se adaptar às novas regras e sistemas. 

Além disso, alguns setores podem ser mais afetados do que outros pela mudança na tributação, dependendo da sua cadeia produtiva, do seu perfil de consumo e da sua capacidade de repassar os custos para os preços. 

Portanto, em 2024, ainda não devemos ver os efeitos plenos da reforma tributária, mas sim um período de adaptação e ajuste, que pode trazer alguns desafios e oportunidades para os contribuintes, os governos e a sociedade. 

Sendo assim, o ideal é se manter atualizado para se adaptar as mudanças, lidar com os desafios e aproveitar os benefícios.

Nós, da Planrec Gestão Tributária, estamos aqui para ajudar você nessa jornada.

Entre em contato conosco e saiba mais!

QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA!

Quer recuperar agora os impostos pagos indevidamente?

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Como Reduzir Impostos Legalmente - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Como Reduzir Impostos Legalmente e Aumentar a Lucratividade

Como Reduzir Impostos Legalmente: Estratégias Eficazes para Aumentar a Lucratividade da Sua Empresa Descubra técnicas comprovadas para diminuir a carga tributária da sua empresa de forma legal e impulsionar seus lucros com a expertise de consultores contábeis especializados. Empresários enfrentam

Benefícios Da Consultoria Tributária - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Benefícios da Consultoria Tributária: Maximize Lucros e Reduza Custos

Benefícios da Consultoria Tributária: Maximize Seus Lucros e Reduza Custos com Especialistas! Descubra como a consultoria tributária especializada pode transformar a saúde financeira da sua empresa, aumentando lucros e garantindo conformidade fiscal. Os benefícios da consultoria tributária são essenciais para

Como A Correta Apuração De Impostos Pode Reduzir Custos Nas Empresas De Recrutamento (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Descubra Como Contestar Impostos Indevidos e Economizar Dinheiro!

Como Contestar Impostos Indevidos: Guia Completo para Empresários Economizarem Dinheiro Descubra como identificar e contestar impostos indevidos em sua empresa, economizando dinheiro e garantindo a saúde financeira do seu negócio! Contestar impostos indevidos pode ser uma tarefa desafiadora para muitos

Recomendado só para você
Planejamento financeiro para bares: 7 dicas para cuidar melhor do…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top