Bitributação: fique longe desse problema!

Bitributacao O Que E Por Que Acontece E Como Evitar Blog - Recuperação de Impostos | Arte Fiscal

Sumário

Com essas informações fica mais fácil entender o que é a bitributação e manter sua empresa distante dela

Conheça o que é a bitributação e por que a sua gestão precisa ficar distante dela

Um dos maiores desafios enfrentados por empresários consiste em lidar adequadamente com a carga tributária, considerando, inclusive  necessidade de se manter distante da bitributação

Embora o termo possa estar distante do dia a dia de muitos gestores, ele costuma estar presente na prática de muitas empresas, e ler o artigo que preparamos é essencial para evitar que você continue tendo prejuízos em seu negócio ou realizando pagamentos desnecessários.

Sendo assim, fique com a gente até o final, saiba mais sobre o que é bitributação e otimize a gestão tributária do seu empreendimento.

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Como o nosso sistema tributário funciona?

Complexo, extenso e mutante.

Esses três adjetivos podem ser facilmente usados para caracterizar a forma como o Sistema Tributário Brasileiro está organizado.

Ainda, dizer que ele proporciona a diferentes empresas uma elevada carga tributária, embora de já ser um lugar comum, consiste em um fato preocupante e que contribui para reduzir os lucros e competitividade de muitos empreendimentos.

Para que você entenda melhor sobre ele, é necessário saber que hoje o Estado cobra cerca de 92 diferentes tipos de tributos.

A competência pela cobrança de cada um deles está dividida entre as diferentes esferas do nosso governo:

  • Federal;
  • Estadual;
  • Municipal.

Por exemplo, temos o ISS que deve ser recolhido pelos municípios, o ICMS cuja arrecadação deve ser feita pelos estados e o Imposto de Renda, cujo recolhimento é realizado pela União.

Cada um desses tributos possuem critérios específicos para que sejam calculados, como base que será utilizada, alíquotas, prazo de recolhimento, dentre outros.

E, antes da gente passar para o próximo tópico, separamos alguns artigo que vão ajudar você a ter uma melhor gestão dos tributos da sua empresa:

O que é a bitributação?

Nesse sentido, a bitributação ocorre quando dois entes diferentes acabam cobrando o mesmo tributo de um contribuinte.

Ou seja, quando o tributo é cobrado duas vezes sobre o mesmo fato gerador, situação que fez surgir a obrigação de pagá-lo.

Exemplo disso pode acontecer quando uma empresa está localizada em uma zona limite entre municípios e ambas as prefeituras cobram dela o IPTU.

Tal exemplo também pode ser usado tratando-se do ISS, que deve ser pago sobre serviços.

Pode haver a possibilidade da empresa que está sediada no limite entre municípios acabar sendo cobrada duas vezes pelo mesmo tributo.

Atualmente nossa legislação só permite que ela ocorra em duas situações:

  • Em cenários de guerras;
  • Tratando-se de tributação internacional.

O vídeo abaixo vai ajudar você a entender mais sobre o assunto:

Por que ela é um problema para muitas empresas?

Um dos grandes desafios enfrentados por gestores quando se trata da bitributação está em identificá-la no negócio, pois nem sempre ficará evidente em um primeiro momento que ela está acontecendo.

Pegando a ilustração que trouxemos, os IPTUs podem estar sendo lançados pela prefeitura de ambos os municípios e a empresa realizando a quitação em apenas um deles.

Ao imaginar que está completamente em dia com o Estado, poderá verificar que está sendo vítima da bitributação apenas quando vier a solicitar uma certidão negativa e ela vir a ser negada por conta do débito.

Outro obstáculo que pode estar presente no dia a dia de empresas é saber onde questionar e o que fazer para que o contexto possa ser, de fato, normalizado.

Sabendo disso, clique no link abaixo e conheça a solução que sua empresa precisa para ter mais proteção quanto a esse e os várias outras questões na área tributária aos quais poderá estar exposta:

Consultoria Tributária para redução de gastos

Como apoio especializado pode ajudar a evitar a bitributação em um empreendimento?

Sendo assim, como a gente pode perceber, a bitributação é um assunto bastante específico que pode estar fazendo, nesse momento, parte do dia a dia da sua empresa.

Dependendo do momento em que ela for descoberta, poderá fazer com que você tenha que lidar com muitos outros problemas.

Por exemplo, já pensou descobrir da bitributação apenas quando estiver se preparando para participar de uma licitação e ter certidões negadas?

Ou mesmo, tratando-se de empresa optante pelo Simples Nacional, ao ter seu negócio desenquadrado do regime

Então o ideal é contar com a ajuda de quem entende.

Por meio do auxílio de especialistas fica muito mais fácil identificar quais são as circunstâncias que podem estar expondo o seu empreendimento a ela e lidar da maneira apropriada, evitando surpresas desagradáveis no futuro.

Ter auxílio de quem entende do assunto contribui também para que você possa enfrentar com mais tranquilidade e eficiência contextos em que a bitributação já esteja causando prejuízos aos seus negócios.

Isso porque o profissional especializado em tributos conhece os trâmites que devem ser seguidos para que os valores pagos indevidamente retornem para o caixa da sua empresa.

Ainda, ele poderá auxiliar você a fazer uma análise completa em seu negócio, identificando quais são as regras que, de fato, você deve cumprir e, existindo a possibilidade de escolher as opções que contribuam para que você tenha mais economia tributária e permaneça em conformidade junto ao Estado.

Somos uma filial da Arte Fiscal que vai ajudar na gestão tributária do seu empreendimento!

Como a gente pode ver em nosso  artigo, a bitributação pode ser uma realidade que o seu negócio está enfrentando neste momento, já que existem situações em que  ela só passa a ser descoberta após se realizar o lançamento do débito.

Mas você não precisa ficar com medo de ver os lucros da sua empresa escorrem para os cofres públicos por conta da bitributação.

Somos uma filial da Arte Fiscal especializada nesse assunto e vamos ajudar você a ter mais economia tributária em seu empreendimento.

Temos a expertise necessária para contribuir para que, paralelo a isso, você esteja em dia junto ao fisco.

Clique no botão abaixo, converse com um de nossos profissionais e saiba mais sobre as vantagens da nossa parceria para o seu empreendimento.

Preciso enxugar os gastos da minha empresa com tributos

5/5 - (1 vote)
Summary
Bitributação: fique longe desse problema!
Article Name
Bitributação: fique longe desse problema!
Description
Com as informações de nosso artigo ficará mais fácil entender o que é a bitributação e manter sua empresa distante dela
Author
Publisher Name
Arte Fiscal
Publisher Logo
Recupere Seus Impostos Nexxo Consultoria Empresarial.jpg - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

5 Problemas Fiscais Mais Comuns Em Empresas E Como Evitá Los - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

5 Problemas fiscais que você DEVE evitar

Os 5 problemas fiscais mais comuns e como evitá-los Navegue através dos problemas fiscais e aprenda como fugir de forma correta para o bem da sua empresa. Os problemas fiscais são situações que acabam afetando diversas empresas, e isso acontece

Precificação De Medicamentos Como Deve Ser Feita (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Precificação de Medicamentos: Eficiência e Lucratividade

Precificação de medicamentos: Como fazer de forma inteligente e lucrativa Navegue pelas oportunidades da precificação de medicamentos e descubra como otimizar seus lucros. A precificação de medicamentos é uma das tarefas mais cruciais para qualquer farmácia ou drogaria.  Determinar o

Desvendando As Obrigações Tributárias Um Guia Definitivo Para O Seu Comércio Varejista! - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Guia definitivo: obrigações tributárias no varejo!

Conheça as Obrigações Tributárias Cruciais para Comércios Varejistas: Um Guia para Evitar Penalidades e Otimizar Lucros! Entenda as obrigações tributárias essenciais para varejistas e aprenda como cumprir suas responsabilidades para evitar penalidades e impulsionar seus resultados financeiros. No universo do

Recomendado só para você
Não tenha mais problemas na hora de fazer o planejamento…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top