Entenda como consultar dívidas e pendências fiscais em um pet shop
Saiba, de uma vez, o que é necessário para consultar dívidas e pendências fiscais em pet shop e por que isso é importante!
Você é gestor ou proprietário de pet shop e precisa entender melhor sobre como consultar dívidas e pendências fiscais?
Saiba que o objetivo do presente artigo é ajudar você nessa tarefa.
Nele, vamos bater um papo sobre consultar dívidas e pendências fiscais, dificuldades e importância de realizar isso em sua empresa e como você deverá proceder para realizar a consulta em seu estabelecimento.
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Dito isso, continue com a gente até o final do nosso artigo e otimize a gestão tributária do seu empreendimento!
O que é, de fato, consultar dívidas e pendências fiscais?
Se existe um aspecto com que empresas precisam ter cuidado é quanto ao cumprimento de suas obrigações junto ao fisco.
Nesse sentido, a gente pode entender consultar dívidas e pendências fiscais como o processo de buscar informações para garantir que as obrigações fiscais estejam sendo atendidas.
Apesar de, quando a gente fala nessas obrigações, os débitos tributários venham logo à nossa mente, existem muitos outros que podem acabar ocasionando problemas em uma empresa.
Por exemplo, o não envio de declarações.
Nesse viés, colocar na rotina do seu negócio o hábito de consultar dívidas e pendências fiscais é essencial.
Agora, antes de a gente passar ao próximo tópico, aproveite para conhecer alguns artigos que vão ajudar você a ter uma melhor gestão dos tributos do seu pet shop:
- PIS e COFINS (cumulativo e não cumulativo): qual a diferença?
- Descubra tudo sobre a legislação tributária
- Conheça os 3 níveis da agenda tributária de 2022
Por que isso é importante?
Estar em dia junto ao Estado é fundamental para evitar que você tenha de pagar multas, juros, sofra autuações ou outras sanções.
Sendo assim, consultar dívidas e pendências fiscais periodicamente contribui para que você possa entender:
- Quais tributos precisam ser pagos;
- Declarações que precisam ser enviadas;
- Multas que precisam ser quitadas etc.
Tratando-se de pet shops que apuram seus tributos por meio do Simples Nacional, isso passa a ser algo ainda mais relevante, tendo em vista que empresas que não estejam em dia com os seus impostos poderão ser excluídas do regime.
Ainda, é possível que a autoridade fiscalizadora possa ter problemas quanto à baixa de pagamentos.
Dessa maneira, ao consultar dívidas e pendências fiscais, os erros são detectados e sanados com mais rapidez.
Já pensou identificar que um tributo não foi adequadamente baixado quando estiver precisando de uma emissão de certidão negativa para participar de processo licitatório?
Você poderá ter sérios problemas, principalmente considerando que o Estado pode precisar de alguns dias para realizar a baixa, mesmo que ele já esteja devidamente quitado.
Quais são as principais dificuldades que gestores costumam ter quanto a esse assunto?
Então, tratando-se de consultar dívidas e pendências fiscais em uma empresa, uma das maiores dificuldades enfrentadas por gestores está em entender a necessidade de incorporá-la na rotina da empresa.
Ao fazer isso, você poderá manter seu empreendimento distante de muitos problemas.
Outro ponto importante (que se trata de outro obstáculo que faz com que muitos gestores deixem de consultar dívidas e pendências fiscais) está em saber como isso deve ser feito.
No próximo tópico, vamos explicar sobre esse ponto, mas, antes, aproveite para clicar no link abaixo e conhecer quem poderá ajudar você a ter uma gestão tributária mais eficiente no seu pet shop.
Consultoria Tributária especializada em Simples Nacional e pet shops
Como consultar dívidas e pendências fiscais em pet shop?
Inicialmente, é importante que você saiba que isso pode variar bastante de um órgão para outro.
Mas, em todos os casos, emitir uma Certidão Negativa de Débitos Tributários pode ajudar na tarefa.
Sabendo disso, cabe lembrar que ela precisa ser emitida nos diferentes órgãos, como, por exemplo, Receita Federal, Secretaria da Fazenda Estadual e Secretaria Fazendária Municipal.
A vantagem é que a maioria dessas instituições públicas disponibiliza, pela internet, a possibilidade de se realizar a consulta.
Contudo, ela poderá não estar atualizada, tendo em vista que existem casos em que o órgão dá a validade de 3 meses para o documento, sendo que, nesse período, a emissão de outro documento não é possível.
Sendo assim, caso existam débitos tributários, consultar dívidas e pendências fiscais poderá não ser tão eficiente quando feito dessa maneira.
Muitos órgãos públicos disponibilizam o acompanhamento da situação tributária da sua empresa por portais específicos.
Por exemplo, a Receita Federal, responsável pela instituição de tributos federais, faz isso por meio do e-CAC.
O vídeo abaixo vai ajudar você a saber mais sobre ele:
Nele, você pode conferir tributos em atraso, declarações pendentes etc.
Mas é preciso verificar, junto ao agente fiscalizador de tributos municipais e estaduais do seu pet shop, se também há a disponibilização dessa comodidade.
Outra forma de fazer esse acompanhamento é indo ao próprio órgão.
Lembrando que, para que você dê uma viagem produtiva, é necessário que seja o responsável legal pela empresa ou tenha procuração válida e tenha em mãos documentos pessoais e de constituição da empresa.
Inclusive, esses dados são sigilosos e só podem ser acessados por pessoas autorizadas.
Por que você precisa de apoio especializado?
É importante deixar claro que contar com a ajuda de quem entende vai facilitar muito o seu dia a dia.
Isso porque, com a ajuda certa, você conseguirá não apenas consultar dívidas e pendências fiscais do seu pet shop, mas também apurar e recolher seus tributos adequadamente e estar em dia com suas obrigações com mais facilidade.
Ter o apoio de uma consultoria ou contabilidade que entenda do seu segmento é uma alternativa eficiente a fim de que você mantenha um bom relacionamento junto ao fisco.
Somos uma filial da Arte Fiscal e ajudaremos você a lidar com seus tributos da maneira certa!
Como vimos em nosso artigo, consultar dívidas e pendências fiscais é importante para garantir a conformidade tributária do seu negócio.
A forma como isso pode ser feito varia muito, é importante, inicialmente, entender quais as possibilidades que os gestores de tributos federais, estaduais e municipais adotam para facilitar o acesso dos contribuintes a essas informações.
Sabendo disso, contar com apoio especializado vai ajudar você não apenas a consultar dívidas e pendências fiscais com mais facilidade, mas também a apurar e a recuperar impostos pagos indevidamente.
Somos uma filial da Arte Fiscal preparada para ajudar você a estar em dia com o Estado com muito mais facilidade.
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