Confira como crédito de PIS e COFINS podem ajudar seu negócio!

O Que Você Não Sabe Sobre O Crédito De Pis E Cofins Pode Te Custar Caro. Saiba Tudo Aqui - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Crédito de PIS e COFINS: Veja aqui o guia prático sobre o assunto

Confira o que é o crédito de PIS e COFINS e como sua empresa pode reduzir os impostos com ele

A complexidade do sistema tributário brasileiro já é bem conhecida. Entre os diversos tributos que as empresas precisam lidar estão o PIS e o COFINS.

Uma estratégia adotada por diversas empresas para otimizar os custos é aproveitar o crédito de PIS E COFINS. Mas afinal, como funciona esse crédito e quem pode se beneficiar dele? 

Neste artigo, vamos explicar os conceitos básicos e as regras para utilizar esse crédito.

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Confira também informações sobre outros temas:

O que é PIS e COFINS?

Antes de explorarmos como o crédito de PIS e COFINS opera, é essencial compreender o conceito de PIS e COFINS.

De modo geral, ambos são tributos federais que incidem sobre o faturamento das empresas.

A arrecadação do PIS financia seguro-desemprego e abono salarial, enquanto o COFINS custeia a seguridade social.

O PIS e o COFINS podem ser calculados de duas formas: pelo regime cumulativo ou pelo regime não cumulativo. No regime cumulativo, as alíquotas são de 0,65% para o PIS e de 3% para o COFINS, e incidem sobre a receita bruta total, sem descontos. 

No regime não cumulativo, as alíquotas são de 1,65% para o PIS e de 7,6% para o COFINS. Elas incidem sobre a receita bruta menos as deduções permitidas pela lei, como os custos e as despesas operacionais.

O que é crédito de PIS e COFINS?

Agora que você sabe para que servem esses tributos, vamos adentrar o ponto central desse artigo. 

O crédito de PIS e de COFINS é um mecanismo que permite às empresas que optam pelo regime não cumulativo abater do valor a pagar dessas contribuições o valor que já foi pago na aquisição de insumos, bens e serviços utilizados. 

Dessa forma, evita-se a incidência em cascata desses tributos, ou seja, a cobrança sobre o valor que já foi tributado anteriormente.

Em resumo, o crédito de PIS e COFINS é uma forma de compensar gastos, que têm relação direta com a atividade econômica da empresa.

Quem pode aproveitar o crédito de PIS e COFINS?

Podem aproveitar o crédito de PIS e COFINS as empresas que estão sujeitas ao regime não cumulativo dessas contribuições, que são:

  • Empresas atuantes sob o regime tributário do Lucro Real;
  • As empresas que optam pelo lucro real, mesmo que não sejam obrigadas, por uma questão de planejamento tributário;
  • Empresas que são tributadas pelo lucro presumido, mas que exercem atividades de prestação de serviços, como médicos, dentistas, advogados e engenheiros. 

Como funciona o aproveitamento dos crédito

O processo de aproveitamento do crédito de PIS e de COFINS demanda organização e controle rigorosos. A empresa deve identificar todas as despesas que podem gerar créditos, certificando-se de que estão vinculadas às atividades produtivas.

Uma vez identificados os valores passíveis de crédito, é necessário realizar a escrituração contábil, de forma correta. Isso implica em lançar esses valores nos livros fiscais, seguindo as normas estabelecidas pela legislação tributária.

A apuração do crédito é feita mensalmente, e os valores podem ser utilizados para compensar débitos de PIS e COFINS, ou mesmo serem ressarcidos em dinheiro, conforme as regras estabelecidas pela Receita Federal.

Benefícios de aproveitar o crédito de PIS e COFINS 

O principal benefício para as empresas que conseguem aproveitar o crédito de PIS e COFINS é a redução da carga tributária. Isso proporciona maior competitividade no mercado, uma vez que os custos são otimizados, possibilitando preços mais atrativos.

Além disso, o crédito contribui para a saúde financeira da empresa, permitindo a alocação de recursos em áreas estratégicas, como investimentos em inovação, capacitação de equipe e expansão dos negócios.

Reduza seus impostos imediatamente: Conte com a Planrec para isso

É importante lembrar que o crédito de PIS e de COFINS é um benefício, que pode ou não ser concedido. Também é importante lembrar que esse crédito pode ocasionar uma redução considerável no pagamento de seus impostos. 

Portanto, é muito importante ter o auxílio de uma gestão contábil competente para te ajudar a aderir esse benefício. A Planrec tem a expertise necessária para te ajudar, então pode contar com a gente!

GARANTA JÁ O SEU CRÉDITO DE PIS E COFINS!

Summary
Confira como crédito de PIS e COFINS podem ajudar seu negócio!
Article Name
Confira como crédito de PIS e COFINS podem ajudar seu negócio!
Description
Descubra o segredo para pagar menos impostos e ter mais lucros. O crédito de PIS e COFINS pode mudar o seu negócio.
Author
Publisher Name
marketing@recuperacaodecredito
Publisher Logo

Quer recuperar agora os impostos pagos indevidamente?

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Recupere Impostos Em Bares E Restaurantes Guia Completo (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Recupere Impostos em Bares e Restaurantes: Guia Completo

Quais são os impostos que podem ser recuperados por bares e restaurantes? Aprenda a identificar e recuperar os impostos que podem impulsionar o seu negócio gastronômico! A recuperação de impostos representa uma estratégia financeira crucial para bares e restaurantes que

Recuperação De Inss Solução Para Seu Fluxo De Caixa (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Melhore seu caixa recuperando créditos do INSS

Recuperação de créditos previdenciários: uma alternativa para seu fluxo de caixa Descubra como a recuperação de créditos previdenciários pode liberar capital e beneficiar o fluxo de caixa da sua empresa. Recuperar contribuição INSS pode ser um caminho viável para melhorar

Recupere Impostos Com Eficiência. Guia Para Empresas No Lucro Real! (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Recupere impostos com eficiência: Guia para empresas no Lucro Real!

Empresas no Lucro real podem recuperar impostos? Aprenda estratégias eficazes para empresas no Lucro Real recuperarem impostos de maneira inteligente e legal. Recuperar impostos no regime de Lucro Real é uma possibilidade que muitas empresas deixam passar, potencialmente perdendo valores

Recomendado só para você
Redução de custos em depósitos: desvende o papel vital da…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top