Dívida tributária: o guia definitivo para sair dessa situação

Dívida Tributária O Que é, Como Evitar E Como Resolver Com As Melhores Estratégias - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Sumário

Entenda o que é dívida tributária e como resolver esse problema

Nesse artigo você vai entender o conceito de dívida tributária e o que pode ser feito para resolver essas questões

A dívida tributária é um dos principais problemas para as pessoas. Sejam empresários, profissionais autônomos, ou até mesmo um cidadão comum, é crucial compreender o que é isso e como resolver essas questões.

Neste artigo, abordaremos, de forma clara e objetiva, o conceito de dívida tributária, suas causas comuns e algumas estratégias eficientes para superar esse desafio.

O que é dívida tributária? 

A dívida tributária é um valor que uma pessoa ou empresa deve ao governo devido ao não pagamento de impostos e contribuições nos prazos estipulados. Ela funciona como uma conta acumulativa, incluindo juros e multas por atraso. 

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Seja o imposto de renda, ICMS ou ISS, todos contribuem para essa dívida se não forem quitados adequadamente. Para evitar complicações, é essencial entender e cumprir as obrigações fiscais, buscando regularização e, se necessário, parcelamento do débito. 

O que pode ocasionar a dívida tributária?

A dívida tributária pode ser causada por diversos fatores, dentre eles os mais comuns são:

Desconhecimento das obrigações fiscais

Muitos contribuintes, por falta de informação ou orientação, acabam desconhecendo suas obrigações fiscais. Consequentemente, isso pode levar ao não pagamento de impostos devidos.

Problemas de fluxo de caixa

Empresas, principalmente as de pequeno porte, podem enfrentar dificuldades financeiras que afetam o pagamento de tributos. O desequilíbrio no fluxo de caixa é uma das principais razões para o surgimento da dívida tributária.

Erro na apuração e recolhimento

Por fim, equívocos na apuração de impostos e no processo de recolhimento, também podem levar à formação de dívidas tributárias. 

Esses erros podem ocorrer por falta de conhecimento técnico, ou por mudanças na legislação que não foram devidamente acompanhadas.

Veja também sobre os assuntos:

Como solucionar a dívida tributária?

Bom, caso você possua a dívida tributária, saiba que existem formas de solucioná-la, sendo elas:

Regularização e Parcelamento

Uma das primeiras medidas a serem adotadas é buscar a regularização da dívida junto aos órgãos competentes. 

Sendo assim, uma das formas mais comuns para regularizar é o parcelamento. Ele permite o pagamento em até 60 meses, com redução de multas e juros

Transação tributária 

Essa é uma modalidade de negociação, que permite ao contribuinte obter descontos de até 70% na dívida tributária, além de prazos mais longos para o pagamento. 

A transação tributária pode ser individual ou por adesão, e depende da análise da capacidade de pagamento do contribuinte e da viabilidade da cobrança da dívida.

Utilização de créditos tributários 

Existe também a possibilidade de utilizar os créditos tributários quitar ou abater a dívida tributária. Os créditos tributários podem ser provenientes de pagamentos indevidos ou a maior de impostos, de restituição ou de ressarcimento. 

A compensação deve ser feita por meio de um pedido eletrônico, no site da Receita Federal.

Revisão Fiscal 

Por fim, é importante realizar uma revisão minuciosa das obrigações tributárias, buscando identificar possíveis erros na apuração e recolhimento de impostos.  Sendo assim, corrigir esses equívocos pode reduzir, significativamente, o valor da dívida.

Como evitar a dívida tributária 

A melhor forma de evitar a dívida tributária é manter o controle das obrigações fiscais e realizar os pagamentos dos impostos em dia. 

Para isso, é recomendável ter um planejamento tributário adequado, que considere as características e as atividades do negócio, e que busque a melhor forma de tributação, de acordo com a legislação vigente

Você também pode utilizar um sistema de gestão fiscal, que facilite o cálculo, a emissão e o registro dos documentos fiscais. Esse sistema irá permitir o acompanhamento das datas de vencimento e das guias de pagamento dos impostos.

Por fim, você também pode ter o auxílio de uma assessoria contábil para fornecer orientações precisas.

A Planrec pode te ajudar com sua dívida tributária

A dívida tributária é um problema que pode afetar a saúde financeira e a reputação de qualquer contribuinte, seja pessoa física ou jurídica.

Lidar com ela pode necessitar de uma atenção que desviará o foco de seu negócio principal ou de outros pontos de sua vida. Por isso, é sempre importante contar com um time de gestão contábil ao seu lado.

Portanto, conte com a Planrec para te ajudar a diminuir e resolver suas questões com os encargos tributários de forma simples.

SOLUCIONE SUA DÍVIDA TRIBUTÁRIA AGORA!

5/5 - (1 vote)
Recupere Seus Impostos Nexxo Consultoria Empresarial.jpg - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

5 Problemas Fiscais Mais Comuns Em Empresas E Como Evitá Los - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

5 Problemas fiscais que você DEVE evitar

Os 5 problemas fiscais mais comuns e como evitá-los Navegue através dos problemas fiscais e aprenda como fugir de forma correta para o bem da sua empresa. Os problemas fiscais são situações que acabam afetando diversas empresas, e isso acontece

Precificação De Medicamentos Como Deve Ser Feita (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Precificação de Medicamentos: Eficiência e Lucratividade

Precificação de medicamentos: Como fazer de forma inteligente e lucrativa Navegue pelas oportunidades da precificação de medicamentos e descubra como otimizar seus lucros. A precificação de medicamentos é uma das tarefas mais cruciais para qualquer farmácia ou drogaria.  Determinar o

Desvendando As Obrigações Tributárias Um Guia Definitivo Para O Seu Comércio Varejista! - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Guia definitivo: obrigações tributárias no varejo!

Conheça as Obrigações Tributárias Cruciais para Comércios Varejistas: Um Guia para Evitar Penalidades e Otimizar Lucros! Entenda as obrigações tributárias essenciais para varejistas e aprenda como cumprir suas responsabilidades para evitar penalidades e impulsionar seus resultados financeiros. No universo do

Recomendado só para você
Veja a importância da recuperação de crédito tributário em perfumarias!…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top