Obrigações acessórias: conheça quais são?

Conheca As Obrigacoes Acessorias Da Sua Emprsa Blog - Recuperação de Impostos | Arte Fiscal

Saiba quais são as obrigações acessórias da sua empresa

Entender quais são as obrigações acessórias faz com que você mantenha a conformidade de sua empresa

Manter a conformidade de uma empresa é um dos fatores cruciais para que ela possa seguir com o seu funcionamento, de maneira correta, e seguir com sua produtividade diariamente.

Porém, não se trata de uma tarefa tão simples, afinal existem diversas situações que precisam de cuidados e de atenção especial a fim de que não haja falhas em suas etapas.

Cumprir as obrigações acessórias, no entanto, é o melhor meio de manter a conformidade de uma empresa…

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Por conta disso, é preciso que você, gestor, conheça quais são essas obrigações existentes e compreenda de que maneira terá que lidar com elas.

Sendo assim, nós, da Arte Fiscal, abordaremos, ao longo deste artigo, quais são as obrigações acessórias incidentes sobre as empresas. Dessa maneira, você poderá entender mais e tirar quaisquer que sejam as suas dúvidas sobre o tema.

Portanto, esperamos que siga conosco até o final e que tenha uma excelente leitura!

Vamos ao que interessa!

As obrigações acessórias e as suas definições

As obrigações acessórias nada mais são do que recursos, considerados auxiliares, os quais são exigidos pelas autoridades responsáveis, visando coletar dados e informações referentes às operações das empresas.

Essa coleta possibilita identificar informações sobre a apuração dos impostos, dos tributos e das demais contribuições que se adequam à obrigação considerada principal das empresas.

Qual é o objetivo das obrigações acessórias?

As obrigações acessórias consistem em um documento a ser entregue periodicamente com o objetivo de enviar as informações necessárias sobre a empresa para o Governo – elas podem ser enviadas mensalmente, trimestralmente ou anualmente.

Tais declarações são fontes extremamente importantes para a gestão de sua empresa, visto que são fontes essenciais para compor a obrigação considerada principal.

Em suma, podemos dizer que possuem o objetivo de manter a empresa em conformidade, a partir do envio de dados e de informações referentes às questões tributárias.

Sendo assim, conheça quais são realmente as obrigações acessórias que precisam ser cumpridas pela sua empresa no próximo tópico.

Quais são as obrigações acessórias

As obrigações acessórias podem variar de acordo com o município, com o estado ou com o  regime tributário.

Entretanto, existem algumas que, de maneira geral, acabam incidindo sobre todos os regimes. Confira abaixo quais são elas:

  • CAGED;
  • DIRF;
  • ECD;
  • ECF;
  • EFD;
  • ICMS – IPI;
  • SEFIP – GFIP;
  • RAIS.

É importante que você, gestor, esteja atento às obrigações acessórias para que não corra riscos de obter maiores problemas junto ao Governo Federal. Afinal, estar em conformidade com as obrigações assegura melhores decisões para a sua empresa, assim como ótimos resultados.

Quais são os benefícios em cumprir tais obrigações

É por meio dessas informações enviadas ao Governo que se torna possível identificar as seguintes situações:

  • Custos excessivos;
  • Melhorar a tomada de decisão;
  • Pontos de melhorias;
  • Pontos positivos da empresa;
  • Identificar a realidade da empresa; entre outras.

Dessa maneira, podemos notar que essas informações enviadas, ou as obrigações acessórias, são fundamentais para a conformidade e para as eventuais melhorias na gestão de sua empresa. 

Do contrário, no caso de não serem enviadas, algumas adversidades poderão surgir…

E, assim sendo, seus impactos podem ser imediatos ou não para a produtividade e para a gestão de sua empresa.

Desse modo, é preciso que você cumpra todas as obrigações para evitar transtornos.

Portanto, confira, no próximo tópico, algumas das consequências da falta de cumprimento em relação às obrigações acessórias.

Quais são as consequências em não cumprir com as obrigações acessórias

Ao não cumprir com as obrigações acessórias, diversos problemas poderão ocorrer, sendo eles fiscais, algum tipo de multa ou demais situações negativas para a sua empresa.

Essa situação, em contrapartida, acaba tirando tempo de sua rotina, visto que será preciso resolver todos os problemas para que se possa voltar às regularidades exigidas pelo Governo.

Sendo assim, o impacto sobre a produtividade, sobre a lucratividade e sobre o desenvolvimento de suas atividades será imediato.

Essas consequências, acima citadas, são resultados das seguintes situações:

  • Entrega das obrigações fora do prazo;
  • Omissão de informações;
  • Envio com dados errados; entre outras.

Com isso, dependendo da situação atual, além das multas impostas, o contexto pode acarretar paralisação das atividades.

Dessa maneira, contar com o suporte de profissionais qualificados e com a devida experiência sobre essas questões é extremamente importante para que se consiga garantir o funcionamento adequado de sua empresa e para cumprir todas as obrigações acessórias necessárias.

Além disso, você manterá o seu negócio longe de problemas resultantes de todas as inconformidades.

Conte com os profissionais adequados para te ajudar

Contar com profissionais adequados é crucial para evitar todos os transtornos que as obrigações acessórias podem causar em caso de irregularidades. Afinal, estamos falando de algumas burocracias que tendem a ter processos complexos ou, simplesmente, a demandar bastante conhecimento e atenção.

Diante da rotina corrida e apertada que é administrar uma empresa, certamente, você, gestor, não terá tempo hábil para resolver tais questões, o que torna ainda mais necessário o apoio dos especialistas.

O suporte contábil possibilita uma série de situações as quais irão fazer com que a gestão de seu negócio esteja em conformidade, como o levantamento pertinente às obrigações acessórias referentes ao regime tributário de sua empresa.

Sendo assim, nós, da Arte Fiscal, podemos te ajudar com todas essas questões!

Visando a manter a conformidade de sua empresa, entregando todas as obrigações acessórias e as demais responsabilidades fiscais necessárias, dispomos de todo nosso conhecimento e de uma equipe de profissionais para prestar o devido suporte.

Possuímos diversos recursos e estratégias tecnológicas que irão facilitar a sua gestão, assim como todas as etapas relativas às obrigações.

Tenha maior tranquilidade e segurança quanto a essas burocracias; deixe que cuidemos de tudo enquanto se atenta a outras questões importantes de seu dia a dia em sua empresa.

Portanto, não hesite em procurar pelos nossos serviços!

Estamos prontos para garantir que sua empresa esteja sempre em conformidade e que evite os transtornos gerados pelo não cumprimento dos prazos…

Basta entrar em contato clicando no ícone do WhatsApp, localizado no canto inferior direito da sua tela, e falar agora mesmo com nossos profissionais.

Caso prefira, pode acessar a aba de “Contato” em nosso website e preencher o formulário; em breve, retornaremos o contato.

Não perca tempo, nós estamos te esperando!

Possuir uma gestão fiscal de excelência em minha empresa!

Summary
Obrigações acessórias: conheça quais são?
Article Name
Obrigações acessórias: conheça quais são?
Description
Saiba quais são as obrigações acessórias da sua empresa. Leia nosso post e confira todas as informações sobre o assunto.
Author
Publisher Name
Arte Fiscal
Publisher Logo

Quer recuperar agora os impostos pagos indevidamente?

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Como Reduzir Impostos Legalmente - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Como Reduzir Impostos Legalmente e Aumentar a Lucratividade

Como Reduzir Impostos Legalmente: Estratégias Eficazes para Aumentar a Lucratividade da Sua Empresa Descubra técnicas comprovadas para diminuir a carga tributária da sua empresa de forma legal e impulsionar seus lucros com a expertise de consultores contábeis especializados. Empresários enfrentam

Benefícios Da Consultoria Tributária - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Benefícios da Consultoria Tributária: Maximize Lucros e Reduza Custos

Benefícios da Consultoria Tributária: Maximize Seus Lucros e Reduza Custos com Especialistas! Descubra como a consultoria tributária especializada pode transformar a saúde financeira da sua empresa, aumentando lucros e garantindo conformidade fiscal. Os benefícios da consultoria tributária são essenciais para

Como A Correta Apuração De Impostos Pode Reduzir Custos Nas Empresas De Recrutamento (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Descubra Como Contestar Impostos Indevidos e Economizar Dinheiro!

Como Contestar Impostos Indevidos: Guia Completo para Empresários Economizarem Dinheiro Descubra como identificar e contestar impostos indevidos em sua empresa, economizando dinheiro e garantindo a saúde financeira do seu negócio! Contestar impostos indevidos pode ser uma tarefa desafiadora para muitos

Recomendado só para você
Conheça as alíquotas no Simples Nacional Para abrir uma empresa…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top