Recuperação tributária: Os mitos mais conhecidos para os empresários
Saiba quais são os maiores mitos sobre a recuperação tributária e não tenha medo de recuperar o que é seu por direito!
Você sabe o que é recuperação tributária? De modo geral, ela é uma estratégia muito útil na hora de economizar nos impostos
No entanto, muitas empresas ainda desconhecem ou têm receio de buscá-la, por conta de alguns mitos que circulam sobre o assunto.
Neste artigo, vamos desvendar alguns desses mitos e mostrar a verdade sobre a recuperação tributária. Confira!
Você também vai se interessar em ler sobre:
O que é a recuperação tributária?
Resumidamente, trata-se de um processo que visa restituir ou compensar os valores pagos a mais, ou indevidamente em tributos, taxas e contribuições pela empresa. Esse processo pode ser feito por meio da via administrativa ou judicial, dependendo do caso.
A recuperação tributária é um direito do contribuinte e pode trazer diversos benefícios para a saúde financeira da empresa, como a redução da carga tributária, a diminuição dos riscos de autuação fiscal e o aumento da competitividade.
Quais os principais mitos sobre a recuperação tributária?
A seguir, você verá as principais mentiras que fazem as empresas “fugirem” da recuperação tributária:
Mito 1: A recuperação tributária é ilegal e pode gerar multas
Esse é um dos mitos mais comuns e mais prejudiciais sobre a recuperação tributária. Muitas empresas acreditam que solicitar a restituição ou a compensação de tributos pagos a mais, ou indevidamente, é uma prática ilegal e que pode gerar multas e penalidades
Porém, na verdade, a recuperação é um direito do contribuinte, previsto na Constituição Federal. Além disso, existem diversas leis e normas que regulamentam o procedimento de recuperação tributária.
Portanto, a recuperação tributária é uma prática legal e legítima, que não implica em nenhum risco de multa ou sanção. Contudo, é necessário que ela seja feita, de forma correta, e com base em fundamentos jurídicos sólidos.
Mito 2: A recuperação tributária é muito complexa e demorada
Outro mito é o de que se trata de um processo muito complexo e demorado, que exige muito tempo e recursos para ser realizado.
A verdade é que a recuperação tributária pode ser feita, de forma simples e rápida. Para isso, é necessário contar com o auxílio de profissionais especializados na área tributária.
Desse modo, é possível identificar os créditos tributários existentes, analisar a viabilidade de recuperação e realizar os procedimentos necessários.
Além disso, a recuperação tributária pode ser feita, de forma preventiva, ou seja, antes que ocorra a prescrição dos créditos tributários. Dessa forma, a empresa evita perder o direito de recuperar os valores pagos a mais ou indevidamente.
Mito 3: A recuperação tributária só é possível para grandes empresas
Esse é outro mito que impede muitas empresas de buscarem a recuperação. Porém, a verdade é que ela é possível para empresas de todos os portes e segmentos, desde que tenham créditos tributários a recuperar.
Além disso, os custos do processo são baixos, se comparados aos benefícios que ele pode trazer.
Mito 4: A recuperação tributária atrai a fiscalização para a empresa
Esse é um mito que gera medo, em muitas empresas, que preferem não buscar a recuperação tributária para evitar chamar a atenção do Fisco.
A recuperação, na verdade, pode até evitar que a empresa seja autuada no futuro. Isso porque, ao realizá-la, a empresa está corrigindo eventuais falhas ou inconsistências na apuração e no recolhimento dos tributos, o que demonstra boa-fé e regularidade fiscal.
Além disso, a recuperação tributária não impede que a empresa seja fiscalizada. Portanto, fazendo tudo de forma legal e transparente, a empresa não tem nada a temer.
Conte com a Planrec para te ajudar na recuperação de seus tributos!
Conforme visto, a recuperação tributária é um direito do contribuinte e pode trazer diversos benefícios para empresa. Porém, muitos empreendedores ainda têm receio de buscar esse tipo de ajuda.
Você acabou de conferir aqui, que existem muitos mitos sobre a recuperação, mas que, na verdade, são prejudiciais. O segredo principal para uma recuperação segura, é contar com um especialista.
E se você quer saber mais sobre como fazer a recuperação tributária, na sua empresa, entre em contato com a gente. Aqui na Planrec Gestão Tributária, somos especialistas no assunto e podemos te ajudar!