Os pilares da lucratividade: o que a tributação tem a ver?

Conheça Os Pilares Da Lucratividade No Comércio E Como A Tributação Impacta - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

5 pilares da lucratividade: por que a tributação importa?

Conheça os pilares da lucratividade no comércio e etnia como a tributação entra nessa conta 

A lucratividade é um dos principais indicadores de desempenho de uma empresa. 

É uma medida de eficiência e desempenho que pode ser usada para comparar empresas do mesmo setor ou avaliar a evolução de um negócio ao longo do tempo.

Dependendo de uma série de fatores, essa métrica tem alguns pilares, que são logicamente indispensáveis para manter bons níveis de lucro.

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E você sabia que a tributação também entra nessa conta?

Neste artigo, vamos apresentar esses pilares e entender o impacto dos tributos em seus lucros.

Veja agora mesmo!

O primeiro pilar da lucratividade é o planejamento

O planejamento é o primeiro passo para alcançar a lucratividade no comércio. 

Ele consiste em definir os objetivos, as metas, as estratégias, as ações e os indicadores que serão usados para avaliar o desempenho do negócio. 

Toda ação do planejamento deve ser feita de forma periódica e revisada sempre que necessário, para se adaptar às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes.

Fazer uma análise SWOT é uma ótima forma de começar seu planejamento. 

Ela permite identificar as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças do negócio em relação ao ambiente interno e externo.

O controle é essencial para “segurar” a sua lucratividade

O segundo pilar da lucratividade no comércio é certamente o controle. 

Ele consiste em monitorar e acompanhar os resultados obtidos pelo negócio, comparando-os com os objetivos e metas estabelecidos no planejamento. 

O controle permite verificar se as estratégias e ações estão sendo efetivas ou se precisam ser corrigidas ou melhoradas.

Uma ferramenta essencial e indispensável para o controle é o fluxo de caixa: permite registrar todas as entradas e saídas de dinheiro do negócio, facilitando a gestão financeira e a tomada de decisões.

Reduza corretamente seus custos e veja sua lucratividade e aumentar 

Diminuir ou eliminar os gastos desnecessários, ou excessivos do negócio, sem comprometer a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos aos clientes é uma das ações que mais contribuem para a sua lucratividade.

A redução de custos pode aumentar a margem de lucro e a competitividade da empresa.

Dicas para práticas para fazer isso são:

  • Renegociar contratos com fornecedores;
  • Controlar o estoque, evitando excesso ou faltas de produtos.
  • Economizar em custos indiretos.
  • Automatizar processos.

Tenha atenção a sua precificação

A precificação é definir simplesmente o preço dos produtos ou serviços da empresa, considerando os custos, a margem de lucro desejada, a concorrência, a demanda e o valor percebido pelos clientes. 

A precificação deve ser feita de forma equilibrada, nem muito alta, nem muito baixa, para garantir a rentabilidade do negócio e a satisfação dos clientes.

Como a tributação afeta a lucratividade?

Os tributos são as obrigações tributárias que incidem sobre as atividades da empresa. 

Toda empresa deve pagar seus tributos, mas o que acontece é que muitas vezes acabam pagando mais do que o devido.

Assim, eles reduzem o lucro líquido da empresa, o resultado após deduzir todos os custos, despesas e impostos do faturamento bruto da empresa.

Você notou a falta do quinto pilar da lucratividade? Isso porque ele é justamente a tributação, ou melhor, o planejamento e gestão tributária.

Não dá para ter lucratividade sem um planejamento tributário

O planejamento tributário é o quinto e último pilar da lucratividade no comércio. 

Ele consiste na análise de aspectos que impactam na tributação e na adoção de medidas que buscam a compliance e a redução legal de tributos.

Portanto, o planejamento tributário deve ser feito de forma legal e ética, respeitando as normas vigentes.

Como o planejamento tributário beneficia a economia e a lucratividade das empresas?

O planejamento tributário é uma ferramenta estratégica que permite às empresas reduzir sua carga fiscal sem violar as leis e regulamentações tributárias.

Ao fazer um planejamento tributário eficiente, as empresas podem evitar multas, juros e penalidades por atrasos ou erros no recolhimento dos tributos. 

Isso evita prejuízos financeiros, jurídicos e reputacionais para a empresa, além de contribuir para o cumprimento das obrigações fiscais.

Para isso, é importante contar com o apoio de profissionais qualificados e atualizados sobre as normas tributárias vigentes.

Faça seu planejamento tributário com os especialistas da Planrec 

A lucratividade no comércio é um objetivo que pode ser alcançado com uma gestão estratégica.

Considere os 5 pilares que apresentamos neste artigo e não esqueça que estamos aqui para fazer o seu planejamento tributário. 

Com especialistas capacitados e experientes, prestamos o apoio que seu varejo precisa para economizar com a tributação e aumentar sua lucratividade.

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Entenda quais são os pilares da lucratividade e como a tributação afeta essa métrica no comércio
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