recuperar impostos: Veja tudo o que é necessário!

Quantos Anos De Impostos Errados Você Pode Recuperar (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Sumário

Recuperar impostos errados: Como isso é possível?

Veja como você pode recuperar impostos de anos atrás com o nosso passo a passo e dicas eficientes!

Você sabia que é possível recuperar impostos pagos errados? Isso mesmo, é possível reaver valores que foram pagos de forma indevida através da tributação.

Porém, nesse momento, muitas dúvidas surgem, sendo a principal: quantos anos de impostos errados é possível recuperar?

Essas e muitas outras dúvidas você terá a resposta neste artigo, portanto, acompanhe!

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Como é possível recuperar impostos pagos indevidamente? 

Primeiramente, é importante dizer que não é todo imposto que é possível recuperar. Dito isso, o processo de recuperar impostos é conhecido como restituição de impostos e não é só um direito do contribuinte, mas também pode representar um alívio financeiro.

A restituição é aplicável a diversos tributos, como, por exemplo:

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS;
  • Programa de Integração Social – PIS;
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS.

O pagamento indevido pode ocorrer em diversas situações. Alguns exemplos são a duplicidade, cálculo incorreto ou mudança na legislação, visto que, em média, 46 novas regras são criadas ou atualizadas por dia.

Ao identificar essas oportunidades e buscar a restituição, o empreendedor demonstra diligência fiscal e pode otimizar o fluxo de caixa da empresa.

Qual o prazo para recuperar impostos?  

No Brasil, é possível recuperar imposto de até cinco anos retroativo. No entanto, é crucial verificar as leis específicas para cada tributo e consultar um profissional de contabilidade ou advogado especializado em impostos para obter orientação precisa.

Como recuperar impostos pagos indevidamente?

Separamos alguns passos necessários para você poder recuperar impostos. Acompanhe: 

1. Faça o diagnóstico fiscal

O primeiro passo é realizar um diagnóstico fiscal completo. Isso envolve revisar as declarações de impostos dos últimos cinco anos. Durante essa análise, deve-se verificar se houve pagamento excessivo ou indevido de impostos, como ICMS, PIS e COFINS.

2. Organize os documentos

Após identificar possíveis créditos a recuperar, é crucial organizar toda a documentação relacionada. Isso inclui notas fiscais, livros contábeis, declarações de impostos anteriores e qualquer outro documento que comprove o pagamento indevido.

3. Calcule os Valores a Recuperar

Com base na documentação, calcula-se o montante exato a ser recuperado. Esse cálculo deve considerar não apenas os valores pagos, mas também possíveis atualizações monetárias e juros.

4. Elabore o pedido de restituição

O próximo passo é elaborar o pedido de restituição ou compensação dos valores. Esse pedido deve ser feito, de forma detalhada, justificando o direito à recuperação e anexando toda a documentação necessária.

5. Protocole o pedido

O pedido de restituição deve ser protocolado junto à Receita Federal. Atualmente, esse processo pode ser realizado eletronicamente, através do sistema e-CAC, o que facilita e agiliza o procedimento.

6. Acompanhe o processo

Após o protocolo, é importante acompanhar o andamento do pedido. A Receita Federal pode solicitar informações ou documentos adicionais, por isso, é necessário estar preparado para responder essas solicitações.

7. Receba os valores

Se o pedido for deferido, a Receita Federal emitirá uma autorização para que o valor seja restituído ou compensado em futuros pagamentos de impostos.

Seguir esses passos com atenção irão resultar na recuperação dos impostos, contribuindo para a saúde financeira de seu negócio.

Recuperar impostos é essencial para a saúde financeira de seu negócio

Conforme visto, se você pagou algum imposto indevidamente, é possível fazer a recuperação. Para isso, basta seguir os passos indicados ao longo do artigo.

Porém, embora o processo possa ser feito de forma independente, muitas vezes é recomendável buscar a ajuda de profissionais especializados. 

Dessa forma, você garante que os passos serão executados corretamente, aumentando as chances de sucesso na recuperação dos impostos.

Você também vai se interessar em ler sobre: 

Conte com a Planrec para te ajudar! 

A Planrec Gestão Tributária é sua aliada na recuperação de créditos tributários. Com expertise em diversos segmentos – atacado, varejo, bares, restaurantes, autopeças e mais – estamos prontos para identificar oportunidades e maximizar sua restituição. 

Não deixe que impostos pagos a mais comprometam o potencial do seu negócio. Conecte-se conosco e descubra como nossa especialização pode transformar sua realidade fiscal. 

Estaremos ao seu lado para fazer a diferença onde mais importa: no seu resultado financeiro!

RECUPERE SEUS IMPOSTOS DE FORMA EFICIENTE!

Classifique nosso post
Recupere Seus Impostos Nexxo Consultoria Empresarial.jpg - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Recuperar Icms St De Forma Efetiva! (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Recuperar ICMS-ST: como funciona esse processo?

Saiba como recuperar ICMS-ST de forma efetiva Garanta conformidade fiscal em sua rotina. Saiba como funciona e o que é preciso para recuperar ICMS-ST para mercados! Você sabia que é possível recuperar ICMS-ST em seu mercado, de maneira simples e

Reduza Seu Imposto De Renda. Descubra Os Fatores Que Podem Aumentar Suas Deduções. - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Dedução no IRPF: saiba como aumentar seus benefícios fiscais.

Fatores que aumentam a dedução no IRPF Descubra estratégias eficazes para aumentar as deduções no Imposto de Renda Pessoa Física e garantir uma economia significativa. O Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é uma das principais obrigações tributárias dos brasileiros,

Veja Como Recuperar Irpj Empresárial - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Como recuperar IRPJ: Tudo o que você precisa saber

Como recuperar IRPJ? O guia completo Descubra as vantagens de recuperar o IRPJ, além de entender como você pode fazer isso de forma eficiente Se você busca como recuperar IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica), está no lugar certo. 

Recomendado só para você
Entenda tudo sobre o regime tributário para sua empresa Compreender…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top