Redução de carga tributária: O que preciso fazer?

Carga Tributária O Que é Necessário Para Obter Uma Redução (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Sumário

Como reduzir a carga tributária do seu negócio?

Descubra a importância e as melhores estratégias para reduzir a carga tributária em sua empresa

A carga tributária é o conjunto de impostos, taxas e contribuições que os cidadãos e as empresas pagam ao governo. No Brasil, ela é considerada uma das mais altas do mundo, representando cerca de 33% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020. 

Essa elevada carga tributária afeta a competitividade, crescimento e desenvolvimento do país, além de impactar negativamente o bolso dos contribuintes.

Mas, o que fazer para reduzir a carga tributária? Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas de como reduzir a carga tributária de forma eficiente e segura. Confira!

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Qual a importância de reduzir a carga tributária? 

Antes de explicarmos as estratégias, é essencial debater a importância de reduzir a carga tributária.

De modo geral, essa redução é crucial para a saúde financeira e competitividade de sua empresa. Afinal, impostos menores significam mais capital para investir em desenvolvimento, expansão e inovação.

Além disso, uma carga tributária menor pode resultar em preços mais competitivos para os produtos ou serviços oferecidos, aumentando a demanda e a lucratividade. Isso também pode atrair investidores e talentos, promovendo o crescimento sustentável do negócio. 

Existem algumas estratégias eficazes, na hora de diminuir os impostos, e iremos abordá-las, a seguir.

Quais os melhores meios de reduzir a carga tributária de seu negócio? 

Existem algumas medidas legais e estratégicas que podem ajudar a diminuir o peso dos tributos sobre a renda e o patrimônio das pessoas e das empresas. Veja a seguir:

1. Escolha o regime tributário mais adequado

O regime tributário é o conjunto de normas que estabelece como os tributos serão calculados e recolhidos pelas empresas. No Brasil, há três opções de regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. 

Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, dependendo do porte, do faturamento, da atividade e da estrutura da empresa.

A escolha correta pode fazer uma grande diferença na carga tributária, pois cada regime possui suas alíquotas.

2. Aproveite os benefícios fiscais

Os benefícios fiscais são incentivos concedidos pelo governo, para estimular determinados setores, regiões ou atividades econômicas. Eles consistem em isenções, reduções, créditos ou deduções de tributos.

Para aproveitar os benefícios fiscais, é preciso estar atento às condições e aos requisitos exigidos pela legislação, que podem variar de acordo com o tipo, o âmbito e a vigência do benefício. Alguns exemplos de benefícios fiscais são:

  • Zona Franca de Manaus: é uma área de livre comércio, que oferece incentivos fiscais para as empresas que se instalarem na região, como isenção ou redução de impostos federais, estaduais e municipais;
  • Lei do Bem: é um conjunto de incentivos fiscais para as empresas que realizarem atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, reduzindo o Imposto de Renda, CSLL e o IPI. 
  • Lei Rouanet: é uma lei que permite às empresas patrocinarem projetos culturais e deduzir até 4% do Imposto de Renda devido.

3. Invista em planejamento tributário

O planejamento tributário é um conjunto de ações que visam reduzir a carga tributária, de forma legal, e otimizar o pagamento dos tributos. 

Resumidamente, ele envolve o estudo da legislação, análise das operações e a implementação de medidas adequadas para cada caso.

O planejamento tributário pode trazer diversos benefícios para as empresas, sendo que um dos principais é justamente a redução da carga tributária. Além disso, ele também pode reduzir os custos, aumentar a lucratividade e melhorar a gestão e controle fiscal.

Sendo assim, essa é mais uma excelente estratégia para quem visa reduzir a carga tributária da empresa.

Se você quer reduzir sua carga tributária, conte com a Planrec!

Conforme visto, a redução da carga é essencial para a saúde financeira do seu negócio. Para te auxiliar e garantir que você consiga uma boa redução, é essencial contar com um especialista.

Aqui na Planrec Gestão Tributária, atuamos, justamente, com esse tipo de segmento, reduzindo os impostos das empresas. Desse modo, é possível investir no crescimento.

Portanto, se você deseja expandir o seu negócio, comece pensando na redução dos tributos. E se você pensa em reduzir tributos, conte com a gente.

Não perca mais tempo e nos contate para garantir a expertise que a sua empresa necessita!

REDUZA SUA CARGA TRIBUTÁRIA IMEDIATAMENTE!

Classifique nosso post
Recupere Seus Impostos Nexxo Consultoria Empresarial.jpg - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Recuperar Icms St De Forma Efetiva! (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Recuperar ICMS-ST: como funciona esse processo?

Saiba como recuperar ICMS-ST de forma efetiva Garanta conformidade fiscal em sua rotina. Saiba como funciona e o que é preciso para recuperar ICMS-ST para mercados! Você sabia que é possível recuperar ICMS-ST em seu mercado, de maneira simples e

Reduza Seu Imposto De Renda. Descubra Os Fatores Que Podem Aumentar Suas Deduções. - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Dedução no IRPF: saiba como aumentar seus benefícios fiscais.

Fatores que aumentam a dedução no IRPF Descubra estratégias eficazes para aumentar as deduções no Imposto de Renda Pessoa Física e garantir uma economia significativa. O Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é uma das principais obrigações tributárias dos brasileiros,

Veja Como Recuperar Irpj Empresárial - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Como recuperar IRPJ: Tudo o que você precisa saber

Como recuperar IRPJ? O guia completo Descubra as vantagens de recuperar o IRPJ, além de entender como você pode fazer isso de forma eficiente Se você busca como recuperar IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica), está no lugar certo. 

Recomendado só para você
Entenda como funciona a tributação dos produtos de autopeças Desvende…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top