Saiba como fazer o controle de estoque e redução de impostos!

A Redução De Impostos E Controle De Estoque Andam Juntos. Entenda Como Em Nosso Artigo! - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Controle de estoque e redução de impostos: Saiba como fazer em seu mercado

Entenda, neste artigo, como o controle de estoque pode ajudar na redução de impostos do seu mercado

O controle de estoque é uma das atividades mais importantes para qualquer mercearia ou mercado. 

Além de garantir que os produtos estejam disponíveis para os clientes, um bom controle de estoque também pode ajudar a reduzir custos e, consequentemente, os impostos a serem pagos. 

Pode se dizer, então, que o controle de estoque e a redução de impostos andam lado a lado.

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Neste artigo, vamos explorar algumas boas práticas para o controle de estoque e como isso pode ajudar a reduzir os impostos em seu estabelecimento.

Por que o controle de estoque é importante?

Muitos proprietários de mercados e mercearias não dão a devida importância ao controle de estoque, o que pode resultar em problemas graves. 

Um estoque desorganizado pode levar a perdas de produtos por vencimento, roubo ou danos, além de dificultar a identificação de produtos com baixa rotatividade. 

Além disso, um estoque mal gerenciado pode resultar em excesso de produtos, o que causa um aumento nos impostos a serem pagos.

Dicas para um bom controle de estoque

Um bom controle de estoque é a chave para a redução dos impostos. Por esse motivo, iremos mostrar algumas dicas para o melhor controle.

1. Utilize um sistema de gestão de estoque: 

Antes de tudo, é fundamental ressaltar a necessidade de um sistema de gestão para manter o controle adequado dos produtos. Existem diversas opções disponíveis no mercado, desde softwares específicos até planilhas eletrônicas. 

Com base nas opções, escolha a que melhor se adequa às necessidades do seu estabelecimento.

2. Faça inventários regulares 

Realizar inventários regulares é fundamental para garantir a precisão do estoque. Portanto, realize contagens de todos os produtos disponíveis, assim será possível identificar possíveis divergências e corrigir eventuais erros.

Isso irá ajudar a evitar faltas ou excessos em seu estoque..

3. Estabeleça um sistema de organização 

Organizar o estoque de forma clara e ordenada facilita o trabalho diário e a identificação rápida de produtos. Utilize prateleiras, etiquetas e códigos de barras para facilitar o controle e a localização dos itens.

4. Analise a demanda dos produtos

A demanda dos produtos varia ao longo do tempo, tendo altos e baixos. Por isso, é importante estar atento a essas mudanças para evitar excessos ou faltas. 

Utilize ferramentas de análise de vendas para identificar padrões e ajustar o estoque de acordo com a demanda.

Redução de impostos através do controle de estoque

Conforme dito anteriormente, o controle de estoque e a redução de impostos andam de mãos dadas. 

Aqui no Brasil existem alguns impostos que são cobrados sob o estoque, como PIS, COFINS, ICMS e IPI. Porém, ao possuir um controle de estoque eficaz, é possível diminuir e até recuperar os valores desses impostos junto ao Fisco.

Por isso, pode-se dizer que ao manter um controle preciso e evitar excessos de produtos, é possível reduzir o valor do estoque e, consequentemente, o valor dos impostos a serem pagos.

Outra forma de reduzir os impostos é através da identificação de produtos com baixa rotatividade. Visto que os produtos que ficam parados por muito tempo ocupam espaço no estoque e podem se tornar obsoletos. 

Ao identificar esses produtos, é possível tomar medidas para reduzir seu impacto, como promoções especiais ou até mesmo a retirada do estoque.

Você também vai se interessar em ler sobre:

Não tenha problemas ao fazer o controle de estoque!

O controle de estoque é uma atividade fundamental para qualquer mercearia ou mercado. Afinal, além de garantir a disponibilidade dos produtos para os clientes, um bom controle também pode ajudar a reduzir os impostos a serem pagos. 

Utilizando um sistema de gestão de estoque, realizando inventários regulares, estabelecendo um sistema de organização e analisando a demanda dos produtos, é possível manter um controle eficiente e reduzir os custos do seu negócio. 

É importante ressaltar que o controle de estoque é um processo contínuo, onde sempre cabe melhorias. Para te ajudar nessa jornada, você pode contar com a gente!

A Planrec possui a capacidade e eficiência necessária para ser o diferencial do seu mercado. Não deixe de implementar essas boas práticas em seu estabelecimento e aproveite os benefícios que um bom controle de estoque pode oferecer.

QUERO AJUDA NO CONTROLE DE ESTOQUE DO MEU COMÉRCIO

Summary
Saiba como fazer o controle de estoque e redução de impostos!
Article Name
Saiba como fazer o controle de estoque e redução de impostos!
Description
Confira como fazer o controle de estoque e como isso pode te ajudar na redução de impostos. Você irá otimizar seus lucros e diminuir os gastos.
Author
Publisher Name
PLANREC GESTÃO TRIBUTÁRIA
Publisher Logo

Quer recuperar agora os impostos pagos indevidamente?

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Recupere Impostos Em Bares E Restaurantes Guia Completo (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Recupere Impostos em Bares e Restaurantes: Guia Completo

Quais são os impostos que podem ser recuperados por bares e restaurantes? Aprenda a identificar e recuperar os impostos que podem impulsionar o seu negócio gastronômico! A recuperação de impostos representa uma estratégia financeira crucial para bares e restaurantes que

Recuperação De Inss Solução Para Seu Fluxo De Caixa (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Melhore seu caixa recuperando créditos do INSS

Recuperação de créditos previdenciários: uma alternativa para seu fluxo de caixa Descubra como a recuperação de créditos previdenciários pode liberar capital e beneficiar o fluxo de caixa da sua empresa. Recuperar contribuição INSS pode ser um caminho viável para melhorar

Recupere Impostos Com Eficiência. Guia Para Empresas No Lucro Real! (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Recupere impostos com eficiência: Guia para empresas no Lucro Real!

Empresas no Lucro real podem recuperar impostos? Aprenda estratégias eficazes para empresas no Lucro Real recuperarem impostos de maneira inteligente e legal. Recuperar impostos no regime de Lucro Real é uma possibilidade que muitas empresas deixam passar, potencialmente perdendo valores

Recomendado só para você
Documentos fiscais: quais sua loja de cosméticos precisa manter em…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top