Veja como recuperar o crédito tributário de forma simples

O Credito Tributario Que Nao Querem Que Seu Pet Shop Saiba Que Tem Direito Blog - Recuperação de Impostos | Arte Fiscal

Veja como recuperar valores pagos ao governo e melhore o caixa do seu pet shop

Conheça os passos simples e eficientes para obter créditos tributários em seu pet shop. Leia o nosso artigo e confira!

Muitas empresas têm passado por dificuldades durante esse período da pandemia. Mas poucas delas sabem que podem ter um crédito tributário para receber.

Isso acontece quando se paga tributos a maior por algum motivo, seja por erro ou devido a algum tipo de compensação. 

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBDT), a maioria das empresas enquadradas no Simples Nacional pagam mais impostos do que deveriam, cerca de 76% do total. 

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Enquanto apenas 5% das empresas que se enquadram no Lucro Real ou Lucro Presumido recolhem tributos indevidamente.

Por esse motivo, preparamos este artigo com as informações mais importantes sobre a recuperação de crédito tributário.

Continue a leitura e confira as dicas de como conseguir crédito tributário no seu pet shop!

O que é crédito tributário?

É um valor que os sujeitos ativos da obrigação tributária podem requerer dos contribuintes a partir da ocorrência de um certo fato gerador. 

Ele é composto baseado em três fatores: a previsão legal (aquilo que está escrito no texto da lei), o fato gerador (quando nasce a obrigação de pagar um determinado tributo) e o lançamento tributário (quando um documento é lançado e vale como cobrança).

Por que as empresas pagam créditos a maior ou em duplicidade?

As empresas normalmente acabam pagando mais tributos do que deveriam, podendo ser indevidamente ou em duplicidade. Isso pode acontecer por uma série de fatores, tais como:

  • sistema de gestão que foi parametrizado de forma incorreta;
  • falta de um controle financeiro adequado;
  • erros de digitação ao lançar notas fiscais de compra e vendas;
  • outros casos.

Recuperação do crédito tributário

A recuperação de crédito tributário significa obter a restituição ou a compensação dos tributos pagos indevidamente pela sua empresa. Contudo, esta recuperação abrange, no máximo, os últimos 5 anos.

E a recuperação de tributos não é ilegal, muito pelo contrário, trata-se de um direito assegurado aos contribuintes, com previsão no Código Tributário Nacional (CTN) e nas Instruções Normativas da própria Receita Federal do Brasil.

Quais segmentos podem ter esses créditos a receber?

Em geral, todas as empresas podem efetuar a recuperação de créditos tributários, uma das únicas que não podem, pois não possuem tributação alta o suficiente para isso, são os microempreendedores individuais (MEI).

Os requisitantes desse crédito tributário a receber podem ser de qualquer regime tributário, porém terão uma maior chance de sucesso se forem do Simples Nacional. Já que este tipo de regime possui cálculos e informações mais simples que os demais regimes.

E lembre-se: cada setor possui as suas particularidades, então a complexidade do setor irá influenciar diretamente sobre as chances da empresa de conseguir ou não essa restituição.

As áreas que conseguem recuperar seus tributos com maior facilidade são:

  • autopeças;
  • bares e restaurantes;
  • cosméticos;
  • lojas de conveniência;
  • padarias;
  • pet shop.

Como pode ser o regime tributário do seu pet shop?

  • Simples Nacional: variam de acordo com o seu faturamento e enquadramento. Caso seja mista, o ISS será maior no Simples e não dará crédito no uso do ICMS, mas o imposto sobre o valor de comércio é menor;
  • Lucro Presumido: não é muito diferente do Simples Nacional, é feito em mais de uma guia, sendo alguns deles fixos e outros baseados no faturamento mensal.

Como é o processo para a recuperação dos créditos?

Para saber se a sua empresa foi tributada em duplicidade e se você tem direito a receber créditos tributários, é preciso fazer uma análise fiscal, através de todos os documentos, notas fiscais e livros transmitidos a sua empresa para a Receita Federal, Fazenda Estadual e aos Municípios.

Preferencialmente, o processo deverá ser feito por um contador ou empresa especializada, que irá efetuar essa revisão dos tributos pagos nos últimos 60 meses

Depois disso, esse profissional irá repassar o valor ao qual a sua empresa tem direito de receber em restituição.

Quanto tempo demora esse processo?

O processo para recebimento do crédito tributário pode demorar de 45 a 60 dias, o que compreende desde a análise até o recebimento dos créditos.

Uma análise primária, apenas para uma verificação de quanto se é possível receber, deve durar em torno de 7 dias, desde que o profissional possua os dados do Simples Nacional.

E se eu fizer parte do Simples Nacional?

Mesmo assim, a sua empresa também terá direito a receber essa restituição de crédito tributário, como pode ser o caso do seu pet shop.

Isso porque as empresas do Simples Nacional fazem o recolhimento de seus tributos baseadas em seu faturamento, através de uma guia única da PGDAS, recolhendo os impostos baseadas em uma alíquota que é determinada de acordo com o seu ramo de atividade e faixa de faturamento, conforme a LC 123/2006.

Muitas dessas empresas fazem a comercialização dos produtos que estão sujeitos ao recolhimento do PIS e COFINS, que é efetuado pelo fabricante de forma antecipada. 

E por causa de uma legislação complexa, esses mesmos impostos acabam sendo recolhidos novamente, gerando créditos tributários que podem ser recuperados.

Como esse valor irá retornar para a minha empresa?

Esse valor restituído poderá ser enviado para o seu pet shop de duas formas distintas: por depósito em conta ou através da compensação.

Se a opção escolhida for o depósito em conta, ele será feito na conta jurídica da empresa, para que o valor não seja confundido com o patrimônio pessoal do empresário. 

No caso de compensação do crédito tributário, eles poderão ser compensados através de guias de DAS do mês seguinte do recebimento.

A Arte Fiscal é especialista em consultoria tributária! Principalmente na recuperação de créditos tributários.

Trouxemos, neste artigo, várias dicas para economizar e recuperar os créditos tributários devidos ao seu pet shop.

O dinheiro resultante dessa restituição poderá ser utilizado para investir em melhorias na sua empresa, possibilitando uma expansão e um maior reconhecimento no mercado.

Para conseguir melhorias consideráveis, é necessário contar com parcerias sólidas e especializadas no assunto. 

E nós, da ARTE FISCAL, temos a expertise para auxiliar a sua empresa, pois temos uma vasta experiência em relação a obrigações tributárias, inclusive no caso de restituições de tributos.

Fale agora com um de nossos especialistas e recupere esses valores o quanto antes, basta clicar no ícone do WhatsApp.

ENTRAR EM CONTATO!

Quer recuperar agora os impostos pagos indevidamente?

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Recupere Impostos No Lucro Presumido Guia Empresarial - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Lucro Presumido pode recuperar impostos? Descubra aqui!

Lucro Presumido: é possível recuperar impostos? Um guia para empresários Confira neste artigo se você pode recuperar seus impostos na sua empresa no Lucro Real  Você, empresário, que atua no regime de Lucro Presumido, já se perguntou se é possível

Recupere Impostos Em Consultórios Médicos Com Eficiência! (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Como recuperar impostos em consultórios com eficiência?

Que impostos podem ser recuperados de clínicas e consultórios? Descubra como clínicas e consultórios médicos podem recuperar impostos de forma eficiente e legal. Administrar uma clínica ou consultório médico vai muito além de prestar um bom atendimento aos pacientes. Entre

Entenda Sobre Dependentes No Irpf Regras E Orientações (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Entenda sobre Dependentes no IRPF: Regras e Orientações

Até que idade pode ser considerado dependente no IRPF? Descubra as regras e orientações sobre dependentes no IRPF, incluindo detalhes sobre até que idade podem ser considerados. A declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) permite que os contribuintes

Recomendado só para você
O que é preciso fazer para recuperar o PIS e…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top