Gestão tributária: o que você precisa saber para fazer de forma correta em seu mercado
Veja as melhores práticas para você fazer uma gestão tributária eficiente no seu empreendimento.
A gestão tributária é um dos aspectos mais importantes e complexos da administração de um mercado. Resumidamente, ela se trata do conjunto de atividades que envolvem o planejamento, controle, apuração e pagamento dos impostos do estabelecimento.
De modo geral, a gestão tributária eficiente pode trazer benefícios como redução de custos, aumento da lucratividade e conformidade fiscal.
Mas, como fazer a gestão tributária de mercado, de forma adequada? Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas e boas práticas que podem ajudá-lo nessa tarefa. Confira!
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Como fazer a gestão tributária do seu negócio?
Através das boas práticas apresentadas a seguir, você conseguirá fazer uma gestão tributária eficiente em seu negócio. Sendo assim, acompanhe:
Conheça a legislação tributária aplicável ao seu mercado
O primeiro passo para fazer uma boa gestão tributária de mercado é conhecer a legislação tributária, que se aplica ao seu negócio.
Isso inclui os impostos federais, estaduais e municipais que devem ser recolhidos, as alíquotas, bases de cálculo, prazos, obrigações acessórias, isenções, reduções e os benefícios fiscais.
De modo geral, a legislação tributária nacional é bem complexa e dinâmica, podendo variar, conforme o porte, regime tributário e segmento da empresa. Por isso, é fundamental estar sempre atualizado e atento às mudanças que possam afetar o seu negócio.
Escolha o regime tributário mais adequado ao seu mercado
A escolha do regime tributário mais adequado para seu negócio também é essencial na gestão tributária. Resumidamente, esse é o conjunto de regras que define como seu mercado será tributado.
Os três regimes tributários existentes no Brasil são o Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, cada um deles tem suas vantagens e desvantagens.
A escolha do regime mais adequado ao seu negócio faz uma grande diferença na carga tributária e na rentabilidade.
Por isso, é recomendável contar com o auxílio de um contador, ou de uma consultoria especializada para fazer uma análise criteriosa e uma simulação dos cenários possíveis.
Faça um planejamento tributário para o seu mercado
O planejamento tributário também é uma ferramenta bastante utilizada na gestão de seus tributos. Seu objetivo é reduzir os impostos através de estratégias legais, como o aproveitamento de benefícios fiscais e melhoria do fluxo de caixa.
Ele deve ser feito de forma periódica, considerando os objetivos, metas, projeções e necessidades do seu mercado.
Além disso, deve ser baseado na legislação vigente e nos princípios éticos, evitando práticas abusivas, que possam ser consideradas sonegação fiscal.
Utilize um software de gestão tributária para o seu mercado
Um software de gestão tributária é um sistema informatizado, que auxilia na gestão tributária de mercado, automatizando e integrando as rotinas fiscais, contábeis e financeiras do negócio.
Além disso, ele pode oferecer diversas funcionalidades, como, por exemplo:
- Emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e) e cupons fiscais eletrônicos (CF-e);
- Cálculo e recolhimento dos impostos federais, estaduais e municipais;
- Geração e envio das obrigações acessórias, como a Escrituração Contábil Digital (ECD);
- Controle e gestão dos créditos tributários, como o crédito de ICMS, o crédito de PIS/COFINS, o crédito de IPI, entre outros;
- Monitoramento e atualização das alterações na legislação tributária;
- Geração de relatórios e indicadores de desempenho tributário.
A utilização de um software de gestão tributária para o seu mercado pode trazer benefícios como agilidade, precisão, segurança, economia, transparência e conformidade fiscal.
A gestão tributária é essencial para a saúde do seu negócio
Conforme visto em nosso artigo, a gestão tributária é uma ferramenta essencial, para que você pague menos impostos em seu mercado. Para utilizá-la, é necessário conhecer a legislação, saber escolher o regime tributário e fazer um bom planejamento.
Assim, através da junção de todas essas estratégias, a gestão tributária é bem definida e realizada em seu mercado. Se você precisa de ajuda, é essencial contar com um especialista no assunto.
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