Impostos recuperáveis: Quais são e como aproveitá-los

Impostos Recuperáveis Aprenda A Economizar Na Sua Empresa Com Esse Benefício Fiscal - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Sumário

Impostos recuperáveis: Quais são e como aproveitá-los

Explore o conceito de impostos recuperáveis e como você pode utilizá-los para melhorar a lucratividade e eficiência fiscal do seu negócio

Você sabe o que são impostos recuperáveis e como eles podem beneficiar o seu negócio? Muitos empreendedores desconhecem esse conceito e acabam pagando mais impostos do que deveriam. 

Neste artigo, vamos explicar o que são impostos recuperáveis, quais são os principais tipos e como você pode usá-los para reduzir a carga tributária da sua empresa. Acompanhe! 

O que são impostos recuperáveis?

Impostos recuperáveis são valores de crédito que a empresa tem direito de receber do governo quando paga um mesmo imposto mais de uma vez, em uma cadeia produtiva. 

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Isso acontece porque alguns impostos são cobrados em cada etapa da produção e da comercialização de um produto ou serviço, gerando uma bitributação.

Por exemplo, imagine que a sua empresa compra matéria-prima de um fornecedor e paga ICMS sobre essa compra. Depois, você transforma essa matéria-prima em um produto acabado e vende para um cliente, pagando novamente ICMS sobre essa venda. 

Nesse caso, você pagou duas vezes o mesmo imposto sobre o mesmo produto. Isso é considerado ilegal pela Constituição Federal.

Para evitar essa situação, o Governo criou um sistema de compensação, chamado de impostos recuperáveis. Assim, o valor que você pagou a mais em impostos pode ser usado como crédito para abater o valor dos impostos futuros. 

Dessa forma, você evita o aumento do preço final do produto e reduz a sua carga tributária. 

Quais são os principais tipos de impostos recuperáveis?

Chamados de impostos indiretos, os impostos recuperáveis mais comuns são o ICMS e o IPI. Esses impostos incidem sobre o valor agregado do produto ou serviço, e não sobre a renda ou o lucro da empresa.

ICMS

O ICMS é um imposto estadual que incide sobre a circulação de mercadorias e serviços. Ele é cobrado em cada operação de compra e venda, dentro ou fora do estado. Além disso, ele tem alíquotas variáveis de acordo com o produto e o local.

IPI 

O Imposto sobre Produtos Industrializados é um imposto federal que incide sobre produtos industrializados, nacionais ou importados. 

Ele é cobrado na saída do produto do estabelecimento industrial ou equiparado, e tem alíquotas variáveis de acordo com a essencialidade e a classificação do produto.

Tanto o ICMS quanto o IPI podem ser recuperados pela empresa. A condição imposta para isso é que a empresa esteja enquadrada no regime tributário do Lucro Real ou Lucro Presumido. 

As empresas do Simples Nacional não podem se beneficiar dos impostos recuperáveis, pois elas pagam um imposto único e simplificado. 

Como aproveitar os impostos recuperáveis na sua empresa?

Para aproveitar os impostos recuperáveis na sua empresa, você precisa seguir alguns passos:

  • Manter um controle das notas fiscais de entrada e saída, registrando os valores de ICMS e IPI pagos e recebidos;
  • Apurar mensalmente o saldo dos impostos, confrontando os créditos e os débitos fiscais;
  • Solicitar a compensação dos impostos, por meio de um pedido eletrônico junto à Receita Federal ou à Secretaria da Fazenda do seu estado;
  • Acompanhar o andamento do pedido e verificar se o crédito foi concedido ou não;
  • Utilizar o crédito para abater o valor dos impostos devidos nos meses seguintes, até que ele se esgote.

É importante ressaltar que os impostos recuperáveis têm um prazo de validade, que varia de acordo com o tipo e o local do imposto. 

Por isso, é recomendável que você utilize o crédito o mais rápido possível, para evitar que ele expire e você perca o direito de recebê-lo.

Os impostos recuperáveis podem dar um alívio que sua empresa precisa! 

Os impostos recuperáveis são uma forma de evitar a bitributação e reduzir a carga tributária da sua empresa. Eles representam um crédito que você pode usar para pagar menos impostos nos meses seguintes. 

Para isso, você precisa estar atento às normas e aos procedimentos de cada imposto, e manter um controle eficiente das suas operações fiscais. Um especialista no assunto pode te ajudar nesse processo.

Conte com a Planrec para ajudar a recuperar seus impostos

Com uma equipe de profissionais altamente competente, a Planrec Gestão Tributária está à sua disposição para te auxiliar. Com anos de experiência, colocamos nossa expertise a seu favor.

Sendo assim, não perca mais tempo e receba a ajuda que você merece e precisa!

RECUPERE SEUS IMPOSTOS IMEDIATAMENTE

5/5 - (1 vote)
Recupere Seus Impostos Nexxo Consultoria Empresarial.jpg - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

5 Problemas Fiscais Mais Comuns Em Empresas E Como Evitá Los - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

5 Problemas fiscais que você DEVE evitar

Os 5 problemas fiscais mais comuns e como evitá-los Navegue através dos problemas fiscais e aprenda como fugir de forma correta para o bem da sua empresa. Os problemas fiscais são situações que acabam afetando diversas empresas, e isso acontece

Precificação De Medicamentos Como Deve Ser Feita (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Precificação de Medicamentos: Eficiência e Lucratividade

Precificação de medicamentos: Como fazer de forma inteligente e lucrativa Navegue pelas oportunidades da precificação de medicamentos e descubra como otimizar seus lucros. A precificação de medicamentos é uma das tarefas mais cruciais para qualquer farmácia ou drogaria.  Determinar o

Desvendando As Obrigações Tributárias Um Guia Definitivo Para O Seu Comércio Varejista! - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Guia definitivo: obrigações tributárias no varejo!

Conheça as Obrigações Tributárias Cruciais para Comércios Varejistas: Um Guia para Evitar Penalidades e Otimizar Lucros! Entenda as obrigações tributárias essenciais para varejistas e aprenda como cumprir suas responsabilidades para evitar penalidades e impulsionar seus resultados financeiros. No universo do

Recomendado só para você
Conheça 7 Estratégias em nosso artigo e aumente a lucratividade…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top