Recuperação tributária em bares: como economizar

Recuperação Tributária Em Bares Um Guia Prático E Completo - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Sumário

Recuperação tributária em bares: Saiba como obter mais dinheiro de maneira simples!

Recuperação tributária em bares: Saiba como obter mais dinheiro de maneira simples! Leia este artigo e descubra como reduzir custos e aumentar o caixa do seu estabelecimento.

Você sabia que o seu bar pode estar pagando mais impostos do que deveria? 

Isso mesmo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), 95% das empresas brasileiras pagam tributos indevidamente. 

Isso significa que você pode estar perdendo dinheiro e prejudicando o seu fluxo de caixa.

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Mas não se preocupe, existe uma solução para esse problema: a recuperação tributária. 

Neste artigo, vamos explicar o que é a recuperação tributária, como ela funciona, quais são os benefícios e como você pode fazer a sua. 

Confira!

O que é a recuperação tributária?

A recuperação tributária é um direito que as empresas têm de solicitar a restituição ou a compensação dos tributos que foram pagos a mais ou, de forma indevida, nos últimos cinco anos. 

Isso pode acontecer por diversos motivos, como:

  • Erros de cálculo ou de classificação fiscal;
  • Mudanças na legislação tributária;
  • Benefícios fiscais não aproveitados;
  • Tributação em cascata ou bitributação.

Para fazer a recuperação tributária, é preciso realizar uma análise detalhada da situação fiscal da empresa, identificar os créditos tributários existentes, reunir os documentos comprobatórios e fazer a solicitação junto aos órgãos competentes.

Veja também:

Quais são os tributos que podem ser recuperados?

Os tributos que podem ser recuperados dependem do regime tributário e das atividades da empresa. 

No caso dos bares, os principais tributos que podem ser objeto de recuperação são:

  • PIS e COFINS: essas contribuições sociais têm uma tributação diferenciada para as bebidas geladas, como cervejas, refrigerantes e sucos, chamada de monofásica. 

Isso significa que o tributo é pago apenas na primeira etapa da cadeia produtiva, e as demais ficam isentas. 

No entanto, muitos bares não fazem a segregação adequada desses produtos no momento de pagar o Simples Nacional, e acabam pagando PIS e COFINS a mais.

  • ICMS: este imposto estadual incide sobre a circulação de mercadorias e serviços, e pode variar de acordo com a origem e o destino dos produtos. 

Além disso, existem alguns benefícios fiscais que podem reduzir a carga tributária, como a substituição tributária, a isenção, a redução da base de cálculo e o crédito presumido. 

Muitos bares não aproveitam essas vantagens, ou pagam o ICMS a maior, por desconhecimento ou erro.

  • IPI: esse imposto federal incide sobre os produtos industrializados, e pode ser recuperado, quando há uma diferença entre a alíquota interna e a alíquota interestadual. 

Por exemplo, se um bar compra uma mercadoria de outro estado, com uma alíquota de IPI de 10%, e vende no seu estado com uma alíquota de 5%, ele pode pedir a restituição da diferença de 5%.

Quais são os benefícios da recuperação tributária?

A recuperação tributária pode trazer diversos benefícios para o seu bar, como:

  • Aumento do capital de giro: ao recuperar os tributos pagos a mais, você terá mais dinheiro em caixa para investir no seu negócio, pagar fornecedores, salários, dívidas ou fazer reservas.
  • Redução da carga tributária: ao fazer a recuperação tributária, você também poderá ajustar a sua forma de tributação, evitando pagar impostos a mais no futuro.
  • Melhoria da gestão fiscal: ao fazer a recuperação tributária, você também poderá revisar os seus processos fiscais, corrigir eventuais falhas, atualizar os seus cadastros e documentos, e ficar em dia com as suas obrigações acessórias.

Como fazer a recuperação tributária?

Para fazer a recuperação tributária, você vai precisar da ajuda de um profissional especializado, como um contador ou um advogado tributarista. 

Ele poderá fazer uma análise completa da sua situação fiscal, identificar os créditos tributários existentes, reunir os documentos necessários e fazer a solicitação junto aos órgãos competentes.

O processo de recuperação tributária pode levar algum tempo, dependendo da complexidade do caso e da disponibilidade dos órgãos. 

Por isso, é importante que você tenha paciência e confiança no profissional contratado.

Conte com a Planrec!

A recuperação tributária é uma ótima oportunidade para você obter mais dinheiro de maneira simples e legal. 

Com ela, você pode restituir ou compensar os tributos que foram pagos a mais ou de forma indevida nos últimos cinco anos, melhorar a sua gestão fiscal e reduzir a sua carga tributária.

Para fazer a recuperação tributária, você vai precisar da ajuda de um profissional especializado, que poderá fazer uma análise completa da sua situação fiscal e fazer a solicitação junto aos órgãos competentes.

Pensando nisso, a PLANREC GESTÃO TRIBUTÁRIA conta com uma equipe de profissionais qualificados e certificados nessa área para te auxiliar na recuperação tributária.

Ficou curioso? Entre em contato conosco e obtenha mais dinheiro de maneira legal.

CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Recupere Seus Impostos Nexxo Consultoria Empresarial.jpg - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

5 Problemas Fiscais Mais Comuns Em Empresas E Como Evitá Los - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

5 Problemas fiscais que você DEVE evitar

Os 5 problemas fiscais mais comuns e como evitá-los Navegue através dos problemas fiscais e aprenda como fugir de forma correta para o bem da sua empresa. Os problemas fiscais são situações que acabam afetando diversas empresas, e isso acontece

Precificação De Medicamentos Como Deve Ser Feita (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Precificação de Medicamentos: Eficiência e Lucratividade

Precificação de medicamentos: Como fazer de forma inteligente e lucrativa Navegue pelas oportunidades da precificação de medicamentos e descubra como otimizar seus lucros. A precificação de medicamentos é uma das tarefas mais cruciais para qualquer farmácia ou drogaria.  Determinar o

Desvendando As Obrigações Tributárias Um Guia Definitivo Para O Seu Comércio Varejista! - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Guia definitivo: obrigações tributárias no varejo!

Conheça as Obrigações Tributárias Cruciais para Comércios Varejistas: Um Guia para Evitar Penalidades e Otimizar Lucros! Entenda as obrigações tributárias essenciais para varejistas e aprenda como cumprir suas responsabilidades para evitar penalidades e impulsionar seus resultados financeiros. No universo do

Recomendado só para você
Maneiras de obter redução de impostos em Autopeças Aprenda como…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top