Pagar impostos: É necessário quando faço recuperação tributária?

Devo Pagar Impostos Quando Realizo Uma Recuperação Tributária Saiba Aqui! - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Devo pagar impostos quando realizo uma recuperação tributária? Saiba aqui! 

Confira, em nosso artigo, tudo que você precisa saber sobre pagar impostos! 

Pagar impostos, certamente, é uma das atividades mais conhecidas e obrigatórias para todas as pessoas da nação.

Entretanto, muitas insatisfações e dúvidas surgem quando se trata do pagamento dessas taxações, o que acaba acarretando problemas desnecessários e burocráticos. 

Desse modo, iremos te apresentar tudo que envolve este processo tão fundamental para sua carreira profissional e pessoal. 

Quer ajuda para fazer uma revisão tributária da sua empresa?

A Planrec pode ajudar você a recuperar seu dinheiro, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Leia mais em nosso artigo feito especialmente para você e confira informações cruciais!

Cuide melhor do seu negócio ou vida pessoal! Saiba mais em:

O que é pagar impostos?

Em resumo, pagar impostos significa recolher ao governo uma parte da sua renda ou do seu faturamento, conforme as regras estabelecidas pela legislação tributária

A princípio, existem diferentes tipos de impostos, que podem ser federais, estaduais ou municipais, e que incidem sobre diferentes bases de cálculo, como:

  • Renda
  • Consumo
  • Propriedade
  • Lucro

Alguns exemplos de impostos mais comuns, são:

  • Imposto de Renda (IR)
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
  • Imposto sobre Serviços (ISS)
  • Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
  • Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

Devo pagar impostos quando realizo uma recuperação tributária?

Em suma, a recuperação tributária é um processo administrativo ou judicial, que visa restituir ou compensar o valor pago a mais em tributos, taxas e contribuições pela empresa indevidamente ao Fisco. 

Assim, isso pode ocorrer por diversos motivos, como erros de cálculo, interpretação equivocada da legislação, cobrança ilegal ou inconstitucional, duplicidade de tributação. 

Certamente, a recuperação tributária pode ser feita por qualquer empresa, independentemente do porte ou do regime tributário, se houver comprovação dos pagamentos indevidos nos últimos cinco anos.

De fato, se você realiza uma recuperação tributária, isso não significa que você está isento de pagar impostos. 

Pelo contrário, você deve continuar pagando os impostos devidos, diante da sua atividade e do seu faturamento mensal. 

A recuperação tributária apenas permite que você receba de volta os valores que foram pagos a mais, ou que os utilize para abater outros tributos. 

Portanto, a recuperação tributária não é uma forma de sonegação ou de evasão fiscal, mas sim um direito das empresas que pagaram impostos incorretamente.

Qual a importância de pagar impostos?

Certamente, pagar impostos é uma forma de contribuir para o desenvolvimento do país e para a manutenção dos serviços públicos essenciais para a população. 

De fato, os impostos são a principal fonte de receita do governo, que os utiliza para custear as despesas com saúde, educação, segurança, infraestrutura, cultura. 

Além disso, os impostos também servem para redistribuir a renda e reduzir as desigualdades sociais, por meio de políticas públicas e programas sociais. 

Pagar impostos é, portanto, um dever cívico e uma responsabilidade social de todos os cidadãos e empresas que vivem e atuam no Brasil.

Quais são os principais x passos para pagar impostos?

Finalmente, para pagar impostos de forma correta e legal, é preciso seguir alguns passos, que podem variar conforme o tipo de imposto, o regime tributário e a atividade da empresa. 

Em seguida, te apresentaremos os principais passos:

Primeiramente, escolha o regime tributário mais adequado para a sua empresa, entre Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Em segundo lugar, emita notas fiscais de todas as operações comerciais e fiscais da sua empresa, seja de venda de produtos ou de prestação de serviços.

Por conseguinte, apure os impostos devidos, conforme as alíquotas e as bases de cálculo de cada tributo, e verificar se há algum benefício fiscal ou crédito tributário que possa ser aproveitado.

Inegavelmente, preencha e envie as obrigações acessórias, sendo declarações e documentos que informam ao Fisco os dados e os valores dos impostos apurados.

Em conclusão, emita e pague os documentos de arrecadação, sendo os boletos ou guias que comprovam o pagamento dos impostos, nos prazos e das formas estabelecidos pela legislação tributária.

Tenha uma recuperação tributária correta com auxílio de uma contabilidade especializada! 

Nós, da PLANREC GESTÃO TRIBUTÁRIA, te auxiliamos a conseguir a recuperação desses tributos o mais rápido e eficiente possível, para que você tenha, de maneira justa e rápida, aquilo que te pertence.

Caso você queria possuir uma recuperação tributária ou qualquer outra atividade, que envolva tributação, conte com uma contabilidade especializada nesse assunto, para que possamos facilitar esse processo!  

Entre em contato conosco e recupere seus tributos além de pagar seus impostos corretamente!

Quer evitar problemas com o Fisco? Então clique aqui!

Quer recuperar agora os impostos pagos indevidamente?

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Como A Correta Apuração De Impostos Pode Reduzir Custos Nas Empresas De Recrutamento (1) - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Descubra Como Contestar Impostos Indevidos e Economizar Dinheiro!

Como Contestar Impostos Indevidos: Guia Completo para Empresários Economizarem Dinheiro Descubra como identificar e contestar impostos indevidos em sua empresa, economizando dinheiro e garantindo a saúde financeira do seu negócio! Contestar impostos indevidos pode ser uma tarefa desafiadora para muitos

Recursos Tributários Para O Setor De Conveniências - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Recursos Tributários: Amplie os Lucros no Setor de Conveniências

Recursos tributários para o setor de conveniências: Aumente seus lucros com estratégias fiscais inteligentes Descubra como otimizar seus lucros com recursos tributários essenciais e transforme a gestão fiscal da sua conveniência em um diferencial competitivo! Recursos tributários para o setor

Declarações Fiscais - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Dicas essenciais para otimizar suas declarações fiscais

Maximize a economia em suas declarações fiscais com dicas infalíveis Veja como estratégias fiscais eficientes podem transformar a saúde financeira da sua empresa, evitando multas e potencializando os lucros. As declarações fiscais são uma parte essencial da gestão financeira de

Oportunidades Tributárias Para Padarias - Recuperação de Impostos | Planrec Gestão Tributária

Oportunidades tributárias para padarias: Maximize seus lucros agora!

Conheça as melhores oportunidades tributárias para padarias e aumente seus lucros! Descubra como a gestão tributária especializada pode transformar a lucratividade da sua padaria e garantir o crescimento sustentável do seu negócio! Gerenciar uma padaria é um desafio constante. Além

Recomendado só para você
Obrigações acessórias: quais são as principais para seu bar ou…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top